Asteroide "potencialmente perigoso" passará próximo à Terra em novembro

Reprodução
O asteroide seria equivalente a 20 Cristos Redentores  |   Bnews - Divulgação Reprodução

Publicado em 30/10/2022, às 18h59   Cadastrado por José Ivan Neto

Um asteroide considerado "potencialmente perigoso" pela NASA passará próximo à Terra na próxima terça-feira (1º). Com 740 metros de extensão, o corpo celeste irá se aproximar da Terra ao ponto de ser visto por telescópios amadores. Ainda assim, de acordo com projeções da Administração Nacional da Aeronáutica e Espaço dos Estados Unidos (NASA), não há riscos reais de colisão com a Terra.

O asteroide passará a uma distância estimada de 2,3 milhões de km. A longitude é avaliada como "pequena" pela NASA, por isso a rocha espacial ficará "próxima" do Planeta.

O que chama a atenção dos estudiosos é o fato de não ser comum um objeto espacial desse tamanho se aproximar tanto da Terra.

Batizado com a sigla 2022 RM4, o corpo celeste foi encontrado inicialmente pelo observatório Pan Starrs 2, do Havaí, em setembro de 2022 e despertou o interesse da comunidade científica.

O 2022 RM4 é considerado pelos cientistas da NASA como "potencialmente perigoso" porque a agência espacial estadunidense inclui nessa categoria corpos rochosos com pelo menos 140 metros e com órbitas que passarão "perto" da órbita terrestre.