BNews Turismo

Aeroporto em São Paulo é o primeiro terminal regional do Brasil a testar embarque com reconhecimento facial

Reprodução // Diário do Turismo
Testes começaram na última sexta-feira (13)   |   Bnews - Divulgação Reprodução // Diário do Turismo

Publicado em 16/08/2021, às 12h29   Redação BNews



O Aeroporto Estadual Leite Lopes, em Ribeirão Preto (SP), está realizando embarques com reconhecimento facial desde a última sexta-feira (13). 

Por enquanto os testes estão acontecendo em passageiros da VOEPASS Linhas Aéreas, que podem realizar seu embarque através do programa Embarque + Seguro.

É a primeira vez no país que um terminal aéreo regional participa do programa. A utilização da tecnologia é uma determinação do governo, que quer o reconhecimento facial em todo o país.

Para o secretário-executivo do Ministério da Infraestrutura, Marcelo Sampaio, a chegada da novidade no aeroporto mostra que a pasta está se digitalizando e oferecendo uma das melhores tecnologias biométricas atuais. 

“O início dos testes do Embarque + Seguro no aeroporto de Ribeirão inaugura a participação dos aeródromos estaduais neste importante projeto de transformação digital do Ministério da Infraestrutura, que é um dos mais modernos com uso da tecnologia biométrica em todo o mundo”, afirmou.

Como funciona o embarque
No momento do check-in no aeroporto, o passageiro é convidado a experimentar a tecnologia para acessar a área de embarque e a aeronave. Após concordar, o cliente recebe, no celular informado, uma mensagem solicitando autorização para obtenção de seus dados.

A atendente da companhia aérea realiza a validação biométrica, comparando os dados e a foto, tirada na hora, com as bases governamentais e a partir da validação, o passageiro fica liberado para ingressar na sala de embarque e na aeronave.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp