BNews Turismo

Setor de viagens corporativas se recupera e mostra nova tendência no turismo pós-vacina

Reprodução
Junção do trabalho com lazer durantes viagens é nova tendência no pós-pandemia   |   Bnews - Divulgação Reprodução

Publicado em 28/10/2021, às 13h22   Redação BNews


FacebookTwitterWhatsApp

A Associação Brasileira de Agências de Viagens Corporativas (ABRACORP) já projeta que fechará 2021 com faturamento equivalente a 70% de 2019, período pré-pandemia. Outros setores como hotelaria, locação de carros, aeroportos e Out Of Home também já registram recuperação acentuada. 

Enquanto a retomada exponencial do turismo acontece, o ‘bleisure’, conceito em que o viajante pode unir o trabalho (business) com momentos de lazer (leisure) ganha força e aparece como uma das principais tendências no pós-vacina, segundo a Associação.

Leia mais:

Azul anuncia retomada de voos diários para Flórida a partir de dezembro
Prefeito de Salvador prorroga benefícios econômicos até 2023
Pandemia: OMS faz recomendações sobre viagens internacionais

"Atualmente, as pessoas estão valorizando e olhando o viajar de uma maneira ainda mais positiva e o que está no topo das prioridades dos viajantes tem sido a experiência. Então, aliar viagens a negócios com lazer é uma realidade ótima para o consumidor e para todo o setor", destacou a diretora-geral da JCDecaux, Ana Célia Biondi, no terceiro Webinar "A magia está voltando", que ocorreu nesta quarta-feira (27) e que também contou com a participação do CEO da Accor Hotels na América do Sul, Thomas Dubaere, com Jamyl Jarrus, diretor Comercial e de Marketing da Movida e do presidente da ABRACORP, Gervasio Tanabe.

No evento, Thomas Dubaere contou que a retomada tem sido relativamente mais rápida para a Accor do que o esperado há seis meses e que, atualmente, 93% dos hotéis da rede ao redor do mundo e todos os hotéis localizados na América do Sul estão em funcionamento. "À medida em que as pessoas veem que os hotéis estão seguros elas estão voltando e não só para lazer, para negócios também, temos hotéis no Brasil onde já organizamos eventos corporativos presenciais para até 500 pessoas".

Leia também:

Levantamento aponta crescimento no desempenho de atividades turísticas na Bahia
Autoridades e representantes de entidades comentam lançamento da página BNews Turismo

Serviço essencial na pandemia, o aluguel de carros se fortaleceu no último ano, com alta de quase 500% na procura. Segundo o diretor Comercial e de Marketing da Movida, o crescimento segue para o setor, mesmo com a retomada dos aeroportos. "A volta das viagens aéreas para nós é importantíssima porque a viagem feita de avião me traz clientes nos destinos onde o aéreo está chegando", explica Jamyl. Com média de locação de carro subindo de 3 a 4 dias para 7 a 8 dias, o executivo conta que um dos motivos para esse aumento foi o ‘bleisure’. "Muitas pessoas têm optado por pegar os carros mais dias para compromissos corporativos na semana e para lazer nesse mesmo local no fim de semana."

Volta dos eventos corporativos
A onda de recuperação do corporativo também é impulsionada pela volta dos eventos. Segundo Gervasio Tanabe, presidente da ABRACORP, a aderência das empresas a eventos em formatos menores regionais é tendência para o nicho corporativo pós-vacina. "As empresas ao invés de trazer toda a equipe para apenas um grande evento, tem preferido reduzir esses encontros e fazer dois ou três convenções regionais. Por isso, a quantidade de eventos corporativos pequenos e médios deve expandir fortemente."

Ainda segundo ele, outros dois pontos importantes a se destacar sobre a volta aos eventos é o compromisso e a disciplina no cumprimento dos protocolos de segurança e de higiene pelas empresas e participantes. Além disso, Tanabe acredita que retomada dos eventos corporativos não acabará com as lives e eventos virtuais. "O que nós temos que fazer é juntar o lado positivo de fazer uma live e um evento presencial. Nós só temos a ganhar com ambos."

Acompanhe o BNews também nas redes sociais, através do Instagram, do Facebook e do Twitter.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp