BNews Turismo

Aena Brasil inaugura Aeroporto de Juazeiro do Norte; confira

Divulgação / Aena Brasil
Transformação foi completa, incluindo a demolição de uma parte do prédio antigo para reconstrução  |   Bnews - Divulgação Divulgação / Aena Brasil

Publicado em 14/09/2023, às 16h47   Téo Mazzoni


FacebookTwitterWhatsApp

No mês de setembro, a Aena Brasil está concluindo a renovação de seu segundo aeroporto no Nordeste, o Aeroporto de Juazeiro do Norte, localizado no Ceará. Esta transformação foi abrangente e incluiu a demolição de partes do antigo edifício para reconstrução, bem como melhorias na pista e áreas de pátio para aeronaves.

O resultado é um aeroporto altamente eficiente, equipado para proporcionar aos passageiros uma boa experiência de viagem, com conforto, segurança e modernidade. Essa revitalização contribuirá para o crescimento econômico da região do Cariri.

As entregas anteriores incluíram o Aeroporto de Maceió em julho, marcando assim as duas primeiras renovações na região Nordeste. A Aena está atualmente realizando melhorias em um total de seis aeroportos na região, estabelecendo novos padrões de qualidade em todas as áreas de operação, desde questões ambientais e de segurança até expansões e reestruturações físicas.

Para concretizar todas essas mudanças, estão sendo investidos aproximadamente R$ 2 bilhões na região, abrangendo obras, sistemas e equipamentos de última geração.

Pistas e pátio 
Uma série de intervenções foram feitas nos pátios e pistas, tornando os procedimentos de pouso e decolagem mais seguros e adequados às normas vigentes. Começando pelo pátio de Aviação Regular, que ganhou uma 5ª posição e agora pode receber bem um Airbus A321. Já o pátio da Aviação Geral foi reconstruído, com intervenções no pavimento e sinalização horizontal. As torres de iluminação foram substituídas em ambos e agora o aeródromo ganha mais segurança nas operações noturnas.  

Adequações foram feitas nas pistas de taxiamento, com implantação de nova sinalização vertical e horizontal. A pista de pouso e decolagem recebeu fresagem asfáltica, nova sinalização horizontal e vertical e outros ajustes. Foram instaladas RESAs (Áreas de Segurança de Fim de Pista) nas duas cabeceiras, e uma delas, a 31, ganhou um Papi (Sistema Indicador de Rampa de Aproximação de Precisão), permitindo a chegada segura de aeronaves pelas duas extremidades. 

Terminal 
O terminal mais que duplicou de tamanho – passando de 2,5 mil para 6,5 mil m2 – e de capacidade operacional, podendo atender agora 1000 passageiros no embarque e desembarque, no horário de pico. Não foram apenas as dimensões físicas: a estrutura também ficou mais moderna e confortável, com nova fachada e saguão, reformulação e ampliação das áreas de embarque e desembarque, setor comercial, incluindo alimentação e varejo. Foram abertas nove lojas e também salas comerciais, de alimentação e varejo. 

Clique aqui e se inscreva no canal do BNews no Youtube!



Saguão renovado  
O novo saguão é o maior destaque no terminal cearense, com um espaço mais amplo contendo nove lojas novas e um setor de achados e perdidos. Nele fica a nova bateria de check-ins, agora com 16 posições, esteiras de bagagem para as quatro companhias aéreas e escritórios delas. 



Automação e agilidade  
A nova sala de embarque tem 900 m² e um terceiro portão, num local espaçoso e aconchegante com vista para a Chapada do Araripe e para as chegadas e saídas das aeronaves. Para dar mais fluidez à circulação dos passageiros, foi criado um canal de inspeção específico para funcionários e tripulações da Aviação Geral. E as duas esteiras de bagagens que havia no desembarque antigo foram substituídas por outras duas com o dobro do tamanho da anterior e um novo carrossel, que preserva as bagagens do lado interno do terminal. Além disso, foram instalados os leitores digitais de cartões de embarque (BCBP). 


Estacionamento 
Houve um grande incremento de segurança para pedestres e motoristas com a obra realizada no estacionamento – ele foi ampliado e reestruturado, dobrando o número de vagas e ganhando melhorias na iluminação, ordenamento e acessibilidade. A rodovia CE-292 foi desviada e requalificada pela Aena para que deixasse de atravessar o espaço dos carros, e agora tem mais faixas de rolamento.  

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp