BNews Turismo

Aeroporto Internacional de Salvador recebe exposição em celebração ao mês das Mães; confira

Reprodução / Will Recarey
Exposição do artista Jefferson Mendonça retrata os corações das Iabás, orixás que são mães de outros orixás  |   Bnews - Divulgação Reprodução / Will Recarey

Publicado em 18/05/2023, às 12h44   Téo Mazzoni


FacebookTwitterWhatsApp

O Aeroporto Internacional de Salvador recebe a exposição "Ọkàn - Coração de Mãe", do artista baiano Jefferson Mendonça, a partir desta quarta-feira (18), em celebração ao Mês das Mães. A mostra será aberta às 13h com um pocket show de Dandê Azevedo e contará com a presença do artista plástico, além da reprodução as seis obras que retratam os corações das Iabás, orixás que também são mães de outros orixás: Nanã, Oxum, Yemanjá, Ewá, Obá e Oyá. 

.

A exposição tem curadoria de Suzana Coelho, e traz a poética visual de Jefferson Mendonça, que utiliza a técnica de aquarela e pontilhismo em suas obras, além da aplicação de folhas de ouro, prata e cobre na superfície das pinturas. O acesso à exposição será gratuito e estará disponível para os passageiros que forem embarcar e para a comunidade aeroportuária. 

Clique aqui e se inscreva no canal do BNews no Youtube!

Os corações aquarelados das Iabás trazem nas suas cores e símbolos os elementos identitários das figuras mitológicas da cultura de matriz africana, que inspiram a humanidade com seus lindos itans (relatos míticos) e evidenciam também traços da sua personalidade e maternidade. "A exposição faz alusão à nossa ancestralidade e traz peças que contam as histórias dessas mães, muitas vezes excluídas da história por conta do racismo e da intolerância religiosa. Visa ainda apresentar um novo olhar sobre a maternidade, desconstruindo padrões comerciais existentes, além de ampliar o olhar acerca da diversidade e da inclusão social'', explica Jefferson Mendonça 

Daniela Franco, gerente de Comunicação da VINCI Airports no Brasil, concessionária que administra o Aeroporto de Salvador, enfatiza que a ação busca destacar a riqueza cultural e a diversidade religiosa que representam a cidade de Salvador e o estado da Bahia. "Por isso, nos comprometemos a fomentar e valorizar essa diversidade em todas as nossas iniciativas e eventos. Queremos que os nossos passageiros e visitantes sintam-se acolhidos e imersos na cultura local, vivenciando as tradições e religiões que fazem parte da nossa história e identidade", completa.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp