BNews Turismo

Após Setur não responder e-mail, Bahia fica fora da temporada nacional de cruzeiros

Divulgação // Costa Cruzeiros
Secretário de Turismo da Bahia justificou exclusão da Bahia da temporada nacional de cruzeiros  |   Bnews - Divulgação Divulgação // Costa Cruzeiros

Publicado em 11/03/2022, às 13h40   Rafael Albuquerque


FacebookTwitterWhatsApp

Depois de a secretaria de Turismo da Bahia não responder um e-mail e perder o prazo, Salvador e Ilhéus vão ficar de fora do restante da atual temporada de cruzeiros. Essas são as únicas cidades do nordeste que recebem cruzeiros.

A temporada estava parada desde o final de 2021 por causa da pandemia do novo coronvírus, mas voltou a ser liberada pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) em fevereiro deste ano.

A Setur, no entanto, não respondeu e-mails da Associação Internacional de Cruzeiros Marítimos (Clia) se manifestando sobre o interesse em integrar a temporda. Por isso, não deve receber a nova leva de turistas que desembarcam sazonalmente nos portos de Salvador e Ilhéus.

Leia também:

Viva Air lança voos inéditos do Brasil para a Colômbia com preços promocionais
Pedidos de empréstimo para viagem caem 12% após oito meses consecutivos em alta
Passageiros da Itapemirim ficam sem reembolso de passagens aéreas

Entenda o caso

Ciente da queda no número de casos da Covid-19 no Brasil e na espernça da liberação da temporada pelas autoridades responsáveis, a Clia enviou um e-mail para todos os estados que recebiam cruzeiros para que fossem incluídos nas novas rotas dos navios em caso de aval da Agência Nacional de Vigilância Sanitária.

Sem a resposta da Bahia, as operadoras montaram opções de roteiro sem incluir o estado. A resposta da Setur só veio depois e já não era mais possível inserir a Bahia nas rotas. Sobre esse assunto, a secretaria disse ao BNews que recebeu um e-mail da Clia em 18/02 e confirmou que não respondeu.

Questionada sobre o motivo, a pasta explicou que naquela data ainda não havia liberação do governo federal para a retomada da temporada, o que só veio a ocorrer, através de portaria assinada pelo ministro da Saúde, no dia 25/02. "Aí o Governo do Estado foi avaliar o quadro epidemiológico e autorizou no dia 4/3", destacou a secretaria.

A Setur também afirmou que depois da liberação da temporada pela Anvisa e do controle dos casos de Covid-19 no estado, o governo autorizou, em 4 de março, a retomada dos cruzeiros nos portos de Salvadoe e Ilhéus. A pasta disse ter comunicado a decisão à Clia no mesmo dia, porém não obteve resposta.

"Após uma avaliação técnica da Secretaria da Saúde ( Sesab) sobre o controle dos casos de Covid-19 na Bahia, no período pós-carnaval, o Governo do Estado autorizou, no dia 4 de março, a retomada da atracação de cruzeiros nos portos de Salvador e Ilhéus. No mesmo dia, a Secretaria de Turismo ( Setur-BA) comunicou a decisão à Associação Brasileira de Navios de Cruzeiros (Clia), mas até a tarde desta quinta-feira (10) ainda não tinha obtido resposta", consta na nota envida ao BNews.

"A Setur-BA entende que priorizar a saúde dos baianos e não a programação das empresas de cruzeiros foi a melhor medida e aguarda uma posição da Clia sobre a inclusão da Bahia nos roteiros dos navios. A secretaria lembra que o Ministério da Saúde liberou os cruzeiros no dia 25 de fevereiro, uma semana antes da liberação no estado, destaca a nota.

A Clia afirma que se houver possibilidade irá incluir a Bahia em alguma das rotas da temporada 2021/2022. A associação alertou, porém, que "não se trata de uma tarefa fácil, já que as operações dos cruzeiros possuem características específicas, que demandam certa antecedência para suas definições".

A Clia foi procurada pela reportagem para se pronunciar sobre a alegação da Setur de que o e-mail para confirmação da participação da Bahia na temporada foi enviado antes da liberação das autoridades sanitárias, mas até a publicação desta matéria não houve retorno. 

Siga o BNews no Google Notícias e receba os principais destaques do dia em primeira mão.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp