BNews Turismo

Destino BNews Turismo: queridinha dos turistas, Itacaré se destaca pelo ecoturismo, gastronomia e turismo de aventura

Divulgação
Itacaré se destaca em muitos aspectos e isso tem atraído turistas de todo o mundo  |   Bnews - Divulgação Divulgação

Publicado em 25/02/2022, às 15h17 - Atualizado às 17h32   Rafael Albuquerque


FacebookTwitterWhatsApp

Distante 270 km de Salvador (via balsa de Itaparica), ou 391 km via BR-101, Itacaré se destaca a cada dia e estreia a coluna “Destino BNews Turismo”, do site www.BNEWS.com.br, que vai eleger quinzenalmente uma localidade que se destaca na Bahia para ser tema de matéria completa com dicas de passeios e hospedagens, além de roteiros gastronômico, cultural, histórico e religioso. A ideia é mostrar todos os encantos do destino e incentivar o turismo local, que foi bastante prejudicado em decorrência da pandemia do novo coronavírus.

.

A estreia não poderia ser melhor. Situada na Costa do Cacau, uma das 13 regiões turísticas da Bahia, mais especificamente no sul do estado, Itacaré é a menina dos olhos dos turistas e dos baianos. A pequena e charmosa cidade oferece grande variedade de atrativos, desde atrações naturais, religiosas e culturais, aos bares, restaurantes e badalação. Itacaré é um destino que atende a todos os públicos, desde quem procura a tranquilidade e o contato com a natureza, com praias paradisíacas e cachoeiras, até os que procuram curtição com muitas festas, além de bares e restaurantes com ótimo serviço.

O secretário de Turismo de Itacaré, José Alves, falou ao BNews Turismo com entusiasmo dos atrativos e do trabalho desenvolvido na cidade, que recebe, em média, 90 mil turistas por ano, sendo 15% deles internacionais. “A cidade de Itacaré é conhecida como destino completo, porque você tem praia e tem gastronomia forte, com chefs renomados e que trabalharam no exterior e voltaram pra suas origens e abriram restaurantes. Temos chefs reconhecidos e premiados trabalhando aqui. Tem também a parte de turismo de aventura, turismo náutico. Tem toda uma diversidade que agrada os turistas”, destacou.

.

Segundo Alves, as várias opções para o turista em Itacaré têm chamado atenção dos investidores: “essa diversidade vem atraindo mais investidores. Hoje a cidade conta com diversos investimentos privados, de ampliação de hotéis, construção de novos empreendimentos, justamente pra atender a demanda sempre crescente”.

Leia também:

Itacaré é destaque nacional no turismo esportivo e de aventura
Ministro do Turismo defende retomada da temporada de cruzeiros marítimos
Carnaval dividido em duas datas deve compensar perdas do turismo no Rio de Janeiro
Secretário de Turismo de Cairu espera alta temporada movimentada e comenta mudança em decreto editado por Rui Costa

Ainda de acordo com o secretário, a previsão de ocupação nesses dias que seriam o Carnaval é de 100% com tarifas médias altas. “A previsão para esse carnaval é de 100%, praticando tarifas médias altas, pois houve uma demanda muito grande. E, apesar de estar proibido o Carnaval municipal, vários locais fechados, cumprindo todos os protocolos, vão ter festas, um carnaval diferente. O turista que gosta de tranquilidade é atendido, e aquele que quer curtir o carnaval ele vai pro local que vai ter festa”, explicou.

Com bastante experiência na área de turismo, tanto na iniciativa privada quanto na gestão pública, tendo sido secretário de Turismo da Bahia, José Alves elogiou a iniciativa do BNews Turismo em ajudar no fomento setor e agradeceu a escolha de Itacaré para a estreia da coluna “Destino BNews Turismo”.

História

Itacaré originalmente era habitada por aldeias indígenas que viviam da pesca e agricultura para subsistência. Por volta de 1530, Portugal iniciou a colonização de Itacaré, com as capitanias hereditárias. Junto com os portugueses, vieram também os Jesuítas, estes incumbidos de demarcar o território. Em 1720, a capela de São Miguel foi erguida pelo jesuíta Luis da Grã e assim batizando a população de São Miguel da Barra do Rio de Contas.

Itacaré só foi elevada a categoria de município quando a Condessa do Resende – Dona Maria Athaíde e Castro, donatária da capitania de Ilhéus, tornou Itacaré um município. Itacaré foi fundada em 26 de janeiro de 1732, tendo a data de sua emancipação em 27 de julho de 1933. Junto com sua história, Itacaré traz diversos monumentos históricos, como a Casa dos Jesuítas e a Igreja Matriz. A igreja, cujo padroeiro é São Miguel Arcanjo, já tem quase 300 anos e tem uma rica beleza interna.

A cidade também conserva alguns sobrados e casarões que foram transformados em pousadas e estabelecimentos comerciais que definitivamente valem uma visita pelo valor histórico e cultural. Até meados da década de 70, Itacaré tinha como principal fonte de renda o cultivo de cacau, porém com a chegada da vassoura de bruxa – praga que ataca as lavouras de cacau - , a cidade sofreu um grande declínio e empobrecimento, obrigando o povo itacareense a buscar outras alternativas de subsistência. Foi dessa forma que surgiu e ganhou força o que é hoje é um grande e cresce continuamente: o ecoturismo.

Origem do nome

O nome Itacaré também é algo que gera muita curiosidade; alguns dizem que seu significado é “pedra redonda”, outros dizem que significa “pedra bonita”. Em parceria com a Biblioteca Central da Universidade Federal da Bahia, recentemente foi desenvolvida uma pesquisa para se aprofundar nas origens deste bonito nome e para a surpresa de muitos, esta pesquisa concluiu que “itaca” significa “rio ruidoso” e “ré” significa diferente, chegando a conclusão de que na verdade, Itacaré significa “Rio de ruído diferente”.

l

Economia

A principal fonte de economia da cidade é o ecoturismo, que responde por mais de 90% do seu Produto Interno Bruto (PIB). Os principais segmentos turísticos trabalhados são ecoturismo, sol e praia, turismo de aventura e esportivo. Alguns fatos que aconteceram ao longo da história fizeram de Itacaré um lugar especial devido ao alto grau de preservação:

- Formação geológica única no Nordeste brasileiro, com uma faixa costeira dotada de solo fértil e falésias rochosas, e por isso a Mata Atlântica avança até o mar.

- A cultura agrícola predominante foi o cacau em sistema de cabruca (um sistema ecológico de cultivo agroflorestal), que precisa da sombra da Mata Atlântica para ser plantado, ao contrário da cana-de-açúcar e do café, em que seria necessário devastar toda a mata.

- O município cresceu muito entre 1890 e 1940 graças ao cacau, mas, nos anos 1940, o porto da cidade assoreou e o lugar ficou isolado, visto que as estradas eram muito ruins. Esse isolamento dificultou o crescimento até a construção da Estrada Parque da Serra Ilhéus-Itacaré em 1998, a primeira estrada realmente ecológica do país.

- Em 1993, o governo estadual criou uma Área de Proteção Ambiental antes de construir a estrada em 1998, dando regras ao crescimento da cidade. Essa área de preservação estimulou o desenvolvimento de Itacaré como destino de ecoturismo e não de turismo de massa.

Leia mais:

TJD ainda não vê elementos suficientes para denúncia após ofensa a Gabigol
Homem mata vizinha por causa de pregação em Fazenda Coutos
Comissão do Senado convoca Queiroga e Damares para explicar notas contra vacinas

Desde a criação da Estrada Ilhéus-Itacaré, a cidade é um dos principais centros turísticos do litoral sul baiano, se destacando como principal ponto de surfe do estado. Outro momento importante foi com a construção da ponte em 2009, sobre o Rio de Contas, a antiga balsa foi desativada e o acesso norte pela rodovia BA-001 integrou a cidade de forma mais intensa à Península de Maraú e encurtou a distância à capital estadual através do ferry-boat de Bom Despacho, na Ilha de Itaparica.

.

Atrativos

Entre os atrativos de Itacaré, o que não faltam são opções, desde praias a cachoeiras, de tour histórico e shows e festivais de gastronomia. Confira abaixo algumas boas opções:

Praias: Concha, Resende, Tiririca, Costa, Ribeira, Pontal, Prainha, Coroinha, Jeribucaçu, Engenhoca, Havaizinho, Camboinha e Itacarezinho.

Cachoeiras: Cleandro, Pancada Grande, Noré, Usina (Taboquinhas), Usina (Jeribucaçu), Bom Sossego e Fumo.

Rio de Contas: subida do rio em canoa havaiana e stand up paddle.

Aventura: Rafting, Rapel, Tirolesa (Taboquinhas - distrito) e Arvorismo.

História: City Tour histórico cultural – Igreja Matriz de São Miguel Arcanjo, Centro Cultural Porto de Trás, festas e manifestações culturais.

Eventos: a cidade de Itacaré conta com um calendário anual de eventos de diversos segmentos.

Hospedagem

É claro que além das diversas atrações turísticas, Itacaré conta com uma extensa rede hoteleira. Pousadas, hostels e hotéis são algumas das opções que os baianos e turistas vão encontrar na cidade.

Itacaré conta com mais de 200 meios de hospedagem, segmentados por resorts, hotéis 5 estrelas, pousadas, hostels e campings, totalizando assim aproximadamente seis mil leitos disponíveis. Confira abaixo uma seleção feita pela editoria BNews Turismo para o viajante aproveitar o melhor entre as hospedagens de Itacaré:

- Txai resort

- Itacaré eco resort

- Barracuda beach resort

- Aldeia do mar hotel

- Terra boa hotel boutique

- Ecoporan hotel spa e eventos

- Pousada Atlântica

- Pousada Passarela da vila

- Pousada Sítio paraíso

- Hostel O Pharol

Foto: Agência Andrade

Diretora do São José Beach Club, Karen Ferraz falou ao BNews Turismo sobre o atual momento dos negócios da localidade e, claro, do impacto do coronavírus na economia. Apesar de ter 25 anos de atuação, o estabelecimento foi repaginado e teve seu conceito totalmente modificado. “Repaginamos e mudamos totalmente o conceito para o atual São José Beach Club, clube de serviços à beira mar, com gastronomia de qualidade”, destacou.

Karen falou sobre a importância de investir em Itacaré e fomentar a econômica local, baseada basicamente no turismo: “O destino Itacaré, pela beleza natural e valor histórico, sempre foi um dos melhores do Brasil para ecoturismo e turismo de aventura, por este motivo, aliado às raízes que temos aqui, investimos continuamente para gerar emprego e renda, conscientes do nosso papel social”.

Durante a alta temporada (jul, dez, jan e fev) e feriados, o São José Beach Club recebe aproximadamente 150 pessoas por dia. Nos demais períodos, esse número cai para 70. O público que chega ao estabelecimento é bem variado, mas com predominância dos turistas do sudeste, segundo a diretora: “atendemos em especial o público do sudeste e centro-oeste, tem os europeus. Mas também baianos, como não poderia deixar de ser”.

Leia também:

Casa usada como ponto de tráfico é localizada em Ipiaú

O São José Beach Club tem diversos tipos de hospedagem, desde bangalôs para família com minicozinha, sala e varanda até suítes para casal, que são muito procuradas para lua de mel. “Todas as unidades têm excelente vista e são bem em frente à praia”, salienta Karen Ferraz. O preço médio da diária é R$ 800, com café da manhã incluído, e os hóspedes ficam em média três dias. “É R$ 2.400 o gasto médio com hospedagem, acrescido de R$ 250 por pessoa por dia com almoço e jantar. Nossa gastronomia é de excelente qualidade”, garante a diretora do Beach Club.

Karen afirmou que o estabelecimento teve que fechar por um tempo em decorrência da pandemia do novo coronavírus, mas ela viu nesse infortúnio uma possibilidade de investir na estrutura. “Tivemos que fechar por cerca de seis meses e aproveitamos para investir em melhorias na infraestrutura e treinamento de pessoal”. Com a retomada, uma das grandes preocupações foi cumprir todas as orientações e determinações das autoridades sanitárias: “Atendemos as exigências dos protocolos de segurança, levando confiabilidade aos clientes para normalizar a taxa de ocupação”.

.

A atuação de todo o setor vem recebendo apoio da prefeitura. Segundo a diretora do São José Beach Club, a gestão municipal “vem desenvolvendo um trabalho bastante eficaz na realização de eventos, atendendo ao padrão do novo normal que a pandemia nos trouxe. Essas ações diminuíram a sazonalidade que já foi mais acentuada, mantendo Itacaré como um dos destinos mais procurados no cenário nacional”.

Gastronomia

Itacaré também é conhecida por causa de sua gastronomia variada que vai desde a cozinha regional até a culinária internacional. Dispondo de mais de 100 estabelecimentos gastronômicos, a charmosa cidade tem comida para todos os gostos e, claro, bolsos.

Por causa do sucesso no segmento, Itacaré se tornou referência e se destaca por promover anualmente o “Festival Sabores de Itacaré”, que já está em sua 8ª edição e é considerado um dos maiores eventos gastronômicos do país. Então, para quem quer provar os sabores de Itacaré, segue abaixo uma lista com diversas opções:

- Jiló

- São José beach club

- Eco beach club

- Itacarezinho

- Marley”s

- Mediterrâneo

- Manga Rosa

- Mirante

- Pizzaria e restaurante Espaço Brasil

Leia mais:

Dupla vence prova do líder após sister fazer xixi no meio da dinâmica
Primeira a desistir da prova do líder, dupla já está no próximo paredão do BBB 22; saiba qual
Entenda a dinâmica da semana do BBB 22 e como será a formação do paredão

Passeios

Quando falamos em Itacaré, a programação radical, na natureza, com trilhas e cachoeiras, é sempre extensa. Diversas atrações estão disponíveis para os visitantes. Conheça algumas:

- Trilha das quatro praias: Engenhoca, Havaizinho, Camboinha e Itacarezinho

- Trilha de Jeribucaço

- Subida do Rio de contas com Cachoeira

- Rafiting, tirolesa e rapal em Taboquinhas

- Circuito de arvorismo na Ribeira

.

Com nove anos de experiência no mercado, Elton Camargo, dono da Margueta Adventure, afirmou ao BNews Turismo que atua cerca de 20 dias ao mês durante a alta temporada, sempre com a predominância de turistas brasileiros de outros estados. Já na baixa temporada o número cai pela metade.

Morador de Itacaré e atuante no turismo há muito tempo, Elton oferece na Margueta passeios em praias, trilhas e cachoeiras, além de opções de esportes radicais, mergulho, entre outros. O valor médio dos passeios fica em R$ 350 para o casal.

.

Elton Camargo explicou que os impactos da pandemia foram grandes em seu negócio, mas ressaltou que a situação melhorou com a flexibilização das medidas restritivas importas pelo governo e seguidas pela prefeitura. Em sua avaliação, a gestão municipal conduziu bem a cidade durante a pandemia e tem um bom trabalho em relação ao turismo: “avalio o trabalho da prefeitura como importante, trazendo melhorias e visibilidade para nosso maior meio de sobrevivência que é o turismo. E com fé em Deus vai melhorar a cada dia”.

Dono da Vip Turismo Experience, o guia de turismo Joalison Conceição dos Santos, que começou o negócio pouco antes do início da pandemia, falou ao BNews Turismo sobre como começou seu interesse pela área. “Eu sou nativo do município tenho 16 anos de turismo e 12 como condutor. Trabalhei muitos anos prestando serviço, mas sempre tive uma visão de empreendedorismo”. Segundo Joalison, a falta de valorização do serviço pela maioria das agências foi o empurrão que faltava para ele tomar uma iniciativa e criar o próprio empreendimento. Apesar da ousadia, o empresário reconhece que a pandemia impactou bastante sua agência.

.

A Vip Turismo Experience trabalha com um público específico voltado ao ecoturismo. Cerca de 70% dos clientes vêm do Sudeste, 20% da própria Bahia e 10% de outros lugares, inclusive outros países do mundo, segundo dados do dono da agência. Tem passeio para todos os bolsos, custando entre R$ 70 e R$ 170 por pessoa, para localidades como Jeribucaçu, Praia do Arruda, Quatro Praias, Cachoeira do Tijuipe, Prainha, entre outras.

Joalison dos Santos elogia o trabalho realizado pela prefeitura através das redes sociais e na área de urbanização, mas faz questão de cobrar: “ainda falta um caminho a percorrer. Um dos principais pontos é qualificação da mão de obra, a excelência na hospitalidade em todos os setores, reter o público. Também falta olhar, principalmente, para o que gera nossa economia: as trilhas e praias rurais”.

l

Ele também é presidente da Associação dos Condutores de Visitantes (ACVI) de Itacaré e detalhou um pouco desta importante atividade do município, que conta com 75 associados, com previsão de outros membros que estão em processo de qualificação.

Esses profissionais auxiliam os visitantes em passeios / atividades como “Jeribucaçu com cachoeira + Praia do Arruda”, “4 praias + Cachoeira do Tijuipe”, “Prainha + São José”, “Cachoeira do Engenho”, “Rafting”, “City tour nas praias urbana e parte históricas”, “Arvorismo” e “Visitação na fazenda de cacau”.

Se engana quem pensa que a atuação no ramo não tem o devido controle. Segundo Joalison, existem cursos que são dados pela prefeitura e secretaria de Turismo, além da capacitação oferecida pela própria Associação.

Assim como em diversos setores, a pandemia atingiu em cheio o turismo, e o presidente da ACVI falou como a categoria sofreu: “foi ruim pois não estávamos financeiramente preparados para sofrer um grande problema na questão da economia circular. Só pra você ter uma ideia, temos 100% de lotação na alta estação e nós condutores e agentes de viagens só dominamos 10% desse público, os outros 90% fica avulso sem contribuir com a economia local como um todo, apenas os serviços de urgência, hospedagem e alimentação”.

l

Diante de tantos atrativos, fica fácil entender porque Itacaré é a menina dos olhos dos turistas, sejam baianos, de outros estados e até mesmo os internacionais. Quem quiser conhecer um pouco mais sobre a cidade, basta visitar o perfil Destino Itacaré no Instagram!

Como chegar

A capital Salvador está distante 270 km de Itacaré — via balsa de Itaparica — e também serve como porta de entrada para quem pretende explorar o litoral baiano de carro ou fará o trajeto final até Itacaré de ônibus.

O principal aeroporto para quem deseja visitar Itacaré é o Aeroporto de Ilhéus (IOS), distante 75 km da cidade. Outra opção para quem deseja chegar de avião a Itacaré é o Aeroporto Internacional de Salvador (SSA), distante 270 km via balsa de Itaparica ou 391 km via BR-101. Tanto a partir de Ilhéus quanto de Salvador, será necessário fazer o trecho final de ônibus ou carro até Itacaré.

Como aparecer na coluna

A escolha dos destinos será feita entre as sugestões que serão avaliadas pela equipe da editoria BNews Turismo. O público, secretários de turismo e as prefeituras baianas podem fazer indicações de novos destinos através do e-mail [email protected].

Siga o BNews no Google Notícias e receba os principais destaques do dia em primeira mão!

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp