BNews Turismo

Pedidos de empréstimo para viagem caem 12% após oito meses consecutivos em alta

Reprodução // Blog Rebel
Variante ômicron e despesas do primeiro trimestre do ano são principais motivos da baixa de empréstimo para viagem  |   Bnews - Divulgação Reprodução // Blog Rebel

Publicado em 28/02/2022, às 17h10   Redação BNews


FacebookTwitterWhatsApp

Após oito meses consecutivos em alta, janeiro registrou queda de 12% nos pedidos de empréstimo para viagem na comparação com dezembro de 2021. Já no comparativo anual, o primeiro mês de 2022 mostrou crescimento de mais de 120% em relação a janeiro do ano passado nas solicitações de crédito para viagens. Os dados foram divulgados pela FinanZero, fintech de crédito.

Parte dessa queda está relacionada ao fato do brasileiro ter que pagar as dívidas contraídas no final do ano passado, além de arcar com o vencimento das despesas básicas de todo primeiro trimestre do ano, como os boletos do IPTU, IPVA, material escolar, que passam a ser prioridades no orçamento doméstico.

Leia também:

Itacaré é destaque nacional no turismo esportivo e de aventura
Ministro do Turismo defende retomada da temporada de cruzeiros marítimos
Carnaval dividido em duas datas deve compensar perdas do turismo no Rio de Janeiro
Secretário de Turismo de Cairu espera alta temporada movimentada e comenta mudança em decreto editado por Rui Costa

Além disso, o recrudescimento da pandemia, causado pela variante ômicron, colocou em xeque a retomada da indústria de viagens e turismo, neste primeiro trimestre. Após ganhar fôlego em 2021 com o avanço da vacinação -- de acordo com dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o Brasil encerrou o ano passado com alta de 21,1% no Índice de Atividades Turísticas -- o setor de turismo se deparou com o desafio das desistências ou adiamento das viagens de janeiro e do cancelamento do carnaval, causados pela nova variação do vírus de covid-19.

Apesar da baixa, entidades do setor olham de maneira positiva para a indústria de viagens e turismo, neste ano. De acordo com dados da ABAV - Associação Brasileira de Agências de Viagem - as expectativas para 2022 de forma geral são positivas, mesmo com a retração prevista para o primeiro trimestre. Em levantamento realizado com associados, a instituição apontou que um terço das empresas esperam faturamento 60% maior neste ano ante o ano anterior. Outros 27% esperam alta de 50%.

Siga o BNews no Google Notícias e receba os principais destaques do dia em primeira mão!

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp

Tags