BNews Turismo

Atividades turísticas crescem 4% no mês de maio; confira

Divulgação /  Zig Koch / MTur
São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais e Bahia contribuíram para o aumento dos números e desenvolvimento do setor  |   Bnews - Divulgação Divulgação / Zig Koch / MTur

Publicado em 14/07/2023, às 16h57   Téo Mazzoni


FacebookTwitterWhatsApp

Impulsionado pelo aumento do faturamento de empresas do ramo, o setor do turismo registrou um aumento significativo em maio de 2023, de acordo com a Pesquisa Mensal de Serviços (PMS) divulgada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), na última quarta-feira (12). 

O índice de atividades turísticas apresentou um crescimento de 4% em relação ao mês anterior, marcando o segundo resultado positivo consecutivo e um ganho acumulado de 4,7% nesse período. Comparado a fevereiro de 2020, o segmento do turismo está 5,6% acima do patamar anterior.

Clique aqui e se inscreva no canal do BNews no Youtube!

Os estados que mais se destacaram com altas no índice foram São Paulo (6,6%), Rio de Janeiro (15,0%), Minas Gerais (17,0%) e Bahia (13,6%). Ao analisar o ano anterior, a pesquisa revelou que setores como transporte aéreo de passageiros, locação de automóveis, serviços de bufê, transporte rodoviário coletivo de passageiros e agências de viagens contribuíram para uma expansão de 8,6% no índice de volume de atividades turísticas em comparação com maio de 2022. Esse resultado positivo é o vigésimo sexto consecutivo no setor.

“Com a movimentação de turistas e o resultado positivo do Índice, o setor mostra seu potencial para desenvolver e impulsionar a economia do país, impactando diretamente na movimentação econômica, gerando emprego e transformando vidas”, afirma a ministra do Turismo, Daniela Carneiro, que está prestes a deixar o cargo.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp