BNews Turismo

Atividades turísticas registraram crescimento de 11,8% no final de 2022

Divulgação / Renato Soares / MTur Destinos
No período de janeiro a novembro do ano passado, a expansão chegou a 32%  |   Bnews - Divulgação Divulgação / Renato Soares / MTur Destinos

Publicado em 13/01/2023, às 15h48   Cadastrado por Téo Mazzoni


FacebookTwitterWhatsApp

O volume de atividades turísticas no Brasil obteve crescimento de 11,8% no mês de novembro de 2022, na comparação com o ano passado, segundo o Índice de Atividades Turísticas, medido pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) e divulgado nesta quinta-feira (12). 

Os números foram impulsionados, principalmente, pelo aumento na receita de empresas que atuam com locação de automóveis; transporte aéreo; serviços de bufet; restaurantes; e transporte rodoviário. 

Em termos regionais, dez das doze unidades da federação investigadas apontaram avanço nos serviços voltados ao turismo. Os destaques foram para São Paulo (16,2%), Minas Gerais (26,4%), Paraná (15,9%), Rio Grande do Sul (15,0%) e Rio de Janeiro (4,4%).

Clique aqui e se inscreva no canal do BNews no Youtube!

Apesar da comparação com o mês anterior (outubro) apontar uma variação negativa de 0,1%, a movimentação financeira registrada no mês de novembro alcançou 97,5% do patamar pré- pandemia de Covid-19 (fevereiro de 2020), demonstrando a recuperação progressiva do setor.

"O turismo foi uma das atividades que mais sofreu com a pandemia. Por isso, temos o compromisso de fortalecer o setor, trabalhando pela promoção dos nossos destinos, pela melhoria do ambiente de negócios e pelo fomento ao empreendedorismo e à geração de empregos', ressalta a ministra do Turismo, Daniela Carneiro.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp