BNews Turismo

Bahia tem cachoeira no ranking das maiores do Brasil; saiba qual

Divulgação
Ecoturismo é um dos segmentos que mais tem crescido na Bahia  |   Bnews - Divulgação Divulgação

Publicado em 18/04/2024, às 16h00 - Atualizado às 17h03   Cadastrado por Luiz Guilherme


FacebookTwitterWhatsApp

Aliado as belas paisagens e a conservação ambiental, o Ecoturismo é um dos segmentos que mais cresce no Brasil, promovendo a visitação responsável e sustentável das áreas naturais.

Entre as grandes 'atrações' disponíveis aparecem as cachoeiras, sejam com grandes quedas d'água ou piscinas naturais para banho. Diante disso, O Ministério do Turismo (MTur) preparou um lista com as maiores cachoeiras do país, com a Bahia aparecendo duas vezes no ranking. 

Inscreva-se no canal do BNews no WhatsApp!

Entre as grandes cachoeiras baianas, a Cachoeira da Fumaça, localizada na Chapada Diamantina, aparece com uma das queridinhas dos apreciadores do Ecoturismo.

Com 340 metros, ela também conta com uma trilha de acesso que leva à cachoeira de 12km, durando cerca de 5 horas entre ida e volta.

Outra baiana que aparece no ranking é a Cachoeira da Bel. Com 280 metros, ela está localizada na colônia Monte Alegre, em Guarantinga, dentro do Parque Nacional do Alto Cariri.

A trilha que leva a ela é de fácil acessibilidade e conta com uma extensão de aproximadamente 1,8 km. Além disso, ela é bastante procurada também por praticantes de rapel, uma vez que o esporte é permitido por lá.

Confira o restante do ranking

  • Cachoeira da Neblina

Com aproximadamente 450 metros, ela se localiza no Rio de Janeiro, dentro do Parque Nacional da Serra dos Órgãos, e é a maior cachoeira em altura do Brasil. Com uma fortíssima queda d'água, ela também se localiza em uma área perigosa, se tornando proibida para banhos e visitas. 

  • Cachoeira do El Dorado

Situada no Amazonas, ela é a segunda maior do país, com 353 metros de altura. Localizada no município de Barcelos, cerca de 30 horas de barco de Manaus, a cachoeira fica em um local isolado, a aproximadamente 211 km da sede do município, dificultando sua visitação. Por conta disso, expedições para conhecer o local são trabalhosas e extensas, com uma trilha de aproximadamente 10km.

  • Cachoeira da Boa Vista

Localizada na divisa entre Rio Grande do Sul e Santa Catarina, a cachoeira se localiza no grande cânion chamado Monte Negro e tem uma altura de 310 metros. Mesmo com uma alta queda, ela apresenta um baixo volume de água.

  • Cachoeira Véu de Noiva

Com 289 metros, ela também se situa no Rio Grande do Sul, dentro do Parque Nacional dos Aparados da Serra, no Cânion de Itaimbezinho. Sua trilha é bem curta e soma somente 1,5 lm de extensão. No entanto, visitantes não podem ter acesso a cachoeira, nem no topo nem no poço, somente no mirante.

  • Cachoeira do Tabuleiro

Com 273 metros, e situada na Serra do Espinhaço, a 19 km do município de Conceição do Mato Dentro, em Minas Gerais. Uma das grandes atrações é a parede rochosa em formato de coração.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp