BNews Turismo

BNews ESG: Brasil é selecionado como destino piloto em projeto de turismo sustentável

Divulgação
Acordo estabelece uma parceria estratégica entre as partes, com o objetivo de mitigar o impacto do turismo  |   Bnews - Divulgação Divulgação
Henrique Brinco

por Henrique Brinco

[email protected]

Publicado em 10/03/2024, às 11h03 - Atualizado às 11h07


FacebookTwitterWhatsApp

O Brasil alcançou um marco significativo no cenário internacional do turismo ao ser escolhido como o primeiro país no mundo a participar de um projeto de sustentabilidade turística liderado pelo governo alemão. O memorando de entendimentos foi firmado durante a Feira Internacional de Berlim (ITB) nesta quinta-feira (7), entre a Embratur e a German Travel Association (DRV), principal associação do setor de viagens da Alemanha.

Inscreva-se no canal do BNews no WhatsApp!

De acordo com nota divulgada pela Embratur, o acordo estabelece uma parceria estratégica entre as partes, com o objetivo de mitigar o impacto do turismo praticado pelos turistas alemães em destinos internacionais. O Brasil foi escolhido como "destino piloto" para este projeto inovador, que visa identificar e promover iniciativas sustentáveis em parceria com a WWF em locais de interesse dos alemães no país.

A parceria inclui a realização de visitas de inspeção em destinos selecionados, a fim de avaliar a viabilidade de projetos sustentáveis e garantir que o turismo nessas regiões seja benéfico para o meio ambiente e para as comunidades locais. Além disso, os destinos qualificados serão promovidos prioritariamente para venda de pacotes pelas agências e empresas aéreas alemãs, o que se espera que impulsione o turismo de alemães ao Brasil nos próximos anos.

O presidente da Embratur, Marcelo Freixo, presente na assinatura do acordo, destacou a importância da parceria e o potencial de crescimento do turismo sustentável no Brasil.

"Essa colaboração é fruto de um diálogo que começou há um ano, e agora estamos muito felizes em trazer essa notícia para o Brasil. A Alemanha, um dos maiores emissores de turistas do mundo, vai nos ajudar a acelerar o desenvolvimento dos nossos destinos sustentáveis", afirmou Freixo.

A Alemanha é o maior emissor de turistas da Europa e o segundo maior emissor do mundo. Em 2023, o Brasil recebeu 158.582 turistas alemães, um aumento de 31% em relação ao ano anterior. Para este ano, a previsão é que o número de visitantes alemães aumente para 215.336. Os dados são da Gerência de Dados da Embratur em parceria com o Ministério do Turismo e a Polícia Federal.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp