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BNews Gastrô: empresários de bares e restaurantes se preparam para impulso no turismo com feriadões no segundo semestre

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Confederação Nacional do Comércio projeta injeção de R$ 48 bilhões na economia do turismo no segundo semestre  |   Bnews - Divulgação Divulgação // BNews // Divulgação
Rafael Albuquerque

por Rafael Albuquerque

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Publicado em 20/09/2023, às 10h18


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Com a proximidade de ao menos cinco feriadões nacionais, o segundo semestre deve ser de prosperidade para a economia do turismo em todo o Brasil. De acordo com Fábio Bentes, economista da Confederação Nacional do Comércio, essas pausas prolongadas devem injetar até R$ 48 bilhões na economia do turismo, proporcionando uma injeção de ânimo para o setor. 

Ana Virgínia Falcão, CEO e cofundadora da rede Clube Turismo, comentou o projeção: "Estamos entusiasmados com a perspectiva de um segundo semestre agitado e estamos comprometidos em oferecer aos nossos clientes experiências de viagem excepcionais, com os feriados à vista”.

Os feriadões que prometem aquecer mais fortemente o mercado são Nossa Senhora Aparecida, Finados, Consciência Negra, Natal e Ano Novo. Essas datas, distribuídas ao longo dos meses de setembro a dezembro, oferecem uma oportunidade única para os negócios de turismo prosperarem. 


EXPECTATIVA NO TRADE

O trade turístico está bastante otimista com a ótima perspectiva para o setor. O presidente da Associação Brasileira de Agências de Viagens (Abav Bahia), Jean Paul, afirmou que os players do setor estão se organizando para dar conta do recado e oferecer o melhor os turistas.

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Jean Paul - presidente da Abav Bahia

“A se realizar será uma boa notícia.  A Bahia está esperando essa realização.  Todos estão bem preparados para bem receber os visitantes. Tem a temporada de navios que começa em outubro e segue até abril. Já foram feitas muitas reuniões para ajustar o receptivo no intuito de oferecer o melhor.  Que venham os turistas”, destacou.

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Glicério Lemos - Presidente da Salvador Destination

Presidente da Salvador Destination e coordenador-presidente da Câmara Empresarial do Turismo da Federação do Comércio do Estado da Bahia, Glicério Lemos crava que o estado deve ter um “excelente segundo semestre”:

“A Câmara Empresarial de Turismo da Fecomércio Bahia e a Salvador Destination têm essa perspectiva de que teremos um excelente segundo semestre baseado nos eventos que teremos no Centro de Convenções e eventos captados pela Salvador Destination, que fazem complemento ao turismo de Salvador, que geralmente é de sol e praia. Acho que teremos uma excelente alta temporada. Temos essa perspectiva também em decorrência do número de reservas que estamos recebendo".

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Para Maurício Bacelar, secretário de Turismo da Bahia, os feriadões vêm para fazer com que as pessoas circulem mais e acabam coroando o trabalho desenvolvido pela pasta: “O governo do estado, através da Setur, trabalha para cada vez mais consolidar a posição da Bahia na liderança do setor no país. Temos feito um trabalho de qualificação da mão de obra, dos equipamentos turísticos e capacitação dos empreendedores na área do turismo no estado. Aliado a isso, temos feito trabalho da promoção do destino Bahia, isto somado a capitação de novos voos. Essas ações têm dado posição de destaque à atividade turística no estado. Óbvio que os feriadões fazem com que as pessoas se movimentem mais, viajem mais, e com isso a Bahia também ganha muito”. 

EMPRESÁRIOS ESPERAM BOAS NOVAS

Com a grande possibilidade de o turismo figurar entre as grandes potências da economia no segundo semestre, quem deve se beneficiar diretamente é o setor de serviços na Bahia, sobretudo o segmento de bares e restaurantes.

O chef Alessandro Narduzzi, sócio do restaurante La Lupa, que fica no Santo Antônio Além do Carmo e é especializado em cozinha mediterrânea, afirmou ao BNews que acredita no impulso do setor e, inclusive, firmou parceria com uma operadora de turismo.

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Chef Alessandro Narduzzi - sócio do restaurante La Lupa

“Nossa expectativa é de um segundo semestre melhor que o primeiro, acreditando na alavancagem que o turismo pode trazer para nossa cidade. Com base nisso, estamos firmando convênio com as operadoras de turismo, em especial a Cassi Turismo, que deve movimentar grande número de turistas nesse segundo semestre, muitos com o destino ao Centro Histórico e o Santo Antônio Além do Carmo, onde temos nosso restaurante”, salientou.

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Para o empresário, cuidar da economia reflete diretamente no setor de bares e restaurantes: “Temos a certeza que se cuidarmos do turismo toda a economia ganha, aumentando postos de empregos e promovendo o desenvolvimento, principalmente no setor de bares e restaurantes que é um dos maiores empregadores do país”.

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Chefe Tereza Paim - dona do Boteco da Tetê (Foto: Samuel Neto)

A chef Tereza Paim também falou ao BNews sobre a projeção positiva. O seu ‘Boteco da Tetê – A Casa Bohemia de Salvador’ já tem a infraestrutura montada para receber até 200 pessoas por vez. Nas palavras da própria empresária e chef, o estabelecimento “estará maduro no verão de 2023-2024”.

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Paim fala com empolgação sobre a temporada que está por vir: “Nossa cozinha e nosso bar estão prontos e de braços abertos para receber os baianos e os turistas do mundo! Boteco para o mundo e pra todo mundo, pois somos 100% acessíveis no quesito mobilidade e somos também inclusivos do ponto de vista gastronômico, pois temos pratos para veganos, vegetarianos, além de cerveja e drinks com e sem álcool”.

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Quem também falou sobre a recuperação da gastronomia e a perspectiva do setor com o impulsionamento do turismo no segundo semestre foi Adriana Telles, empresária e dona do restaurante Soberana Ilha, que tem localização privilegiada na Ilha dos Frades, mais especificamente em Ponta de Nossa Senhora do Guadalupe, com foco específico no turismo.

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Adriana Telles - dona do restaurante Soberana Ilha

Para ela, não é possível projetar o verão de 2024 sem avaliar os últimos 12 meses”. Adriana avalia que “o ano de 2023 está sendo considerado de recuperação para bares e restaurantes, principalmente o Soberana Ilha, que pela localização dependia sobretudo do turismo”.

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Soberana Ilha

A empresária avalia que já existe uma sensação de normalidade e de crescimento, sobretudo em decorrência de um “inverno atípico, com dias de sol e praias belíssimas”.

“O setor da gastronomia está tendo uma recuperação extremamente positiva, e, se tem outro fator que costuma impulsionar o consumo são os feriados. Neste quesito 2023 é um prato cheio, pois a maioria das datas cai em uma quinta-feira ou sexta-feira. Portanto, a alta demanda já sinaliza um público recorde na Ilha e nosso restaurante estará preparado para atender nossos clientes com deliciosas comidas típicas locais. Aproveito e convido a todos leitores em desfrutar da nossa maravilhosa culinária e desfrutar de um ambiente acolhedor e aconchegante que o Soberana Ilha tende a lhe oferecer com maestria”, destacou.

Myrthes Sgarioni, CEO do complexo gastronômico Encanto Regional, localizado em Massarandupió, litoral baiano, afirmou ao BNews estar sempre atento às demandas do turismo: “Nosso restaurante está localizado em uma das principais rodovias turísticas do estado, sempre estamos atentos para atender as demandas da alta estação, datas comemorativas e principalmente nos feriadões prolongados. Estamos otimistas nesta alta temporada, pois Linha Verde é um dos principais destinos escolhidos pelos turistas”.

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Maxwell Lavigne, sócio do Encanto Regional, e a CEO Myrthes Sgarioni 

O empresário alertou para a importância de investir na equipe e anunciou que certamente fará contratações por causa da alta temporada: “Sempre treinamos nossa equipe para realizar um atendimento de excelência e com certeza iremos contratar mais pessoas. Nossa comida tem o sabor raiz do nordeste, um tempero regional, aqui a parada é oficial”.

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Restaurante Encantos da Maré

Deliene Mota, empresária e dona do restaurante Encantos da Maré, localizado na Cidade Baixa, em Salvador, também se mostrou bastante otimista com a projeção: “Estou botando muita fé nesse segundo semestre. É um período muito bom para nós comerciantes, meu restaurante fica ao lado da Igreja do Bonfim, um dos principais pontos turísticos da nossa cidade. O turista quando vem para Bahia tem que vir aqui, e o restaurante Encantos da Maré é a parada oficial para comer aquela moqueca. Já estou me preparando desde o verão passado, fiz algumas reformas, treinei minha equipe e agora vamos mostrar que o baiano sabe receber muito bem”.

Localizado em Itacaranha, no Subúrbio Ferroviário de Salvador, o restaurante Cabana do Camarão, que recebe gente de toda Salvador e, também, de outros estados, deve contratar em decorrência da alta temporada. A chef Bárbara Ramos, proprietária do estabelecimento, falou ao BNews que já está investindo na equipe e se preparando.

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Cabana do Camarão

“Mesmo estando localizado no Subúrbio de Salvador, nosso restaurante recebe muitos turistas e o público de outros bairros da cidade. Estamos bastante confiantes nesse segundo semestre, principalmente com esses feriados prolongados, que para nós comerciantes é muito bom o movimento. Tenho um quadro de funcionários efetivos na casa, todos treinados e capacitados e quando surge a necessidade em datas especiais a gente sempre aumenta o quadro contratando alguns diaristas”, ressaltou.

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Emanuel Bernardes, sócio da empresária Karla Baqueiro no Bagacinho Boteco, localizado na Barra, também está otimista com a novidade. Estar localizado em um dos bairros mais turísticos da capital, faz com que o estabelecimento se beneficie do crescimento no fluxo de turistas nos diversos períodos do ano.

“Por esses feriados caírem numa quinta-feira, a quarta já funciona como véspera. A quinta durante o dia tem movimento intenso, e vem sexta, sábado e domingo. Tem gente que sai da cidade, mas muitos turistas chegam e isso deve acontecer nos próximos feriadões”, destacou.

Emanuel também falou sobre a recuperação após a crise da pandemia: “Essa perspectiva positiva tem sido crescente no pós-pandemia. As possibilidades de convívio foram aumentando e o movimento também aumentou gradativamente. A gente se prepara de acordo com o fluxo, então temos alguns funcionários fixos, de carteira assinada, e alguns em diaristas em decorrência do crescimento do movimento, já que o objetivo é prestar um bom atendimento, dando conta da demanda”.

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Wolton Fonseca, um dos sócios do Allê Varanda Bar, fez uma ponderação importante acerca dos feriadões. "Apesar de estarmos numa cidade turística, muita gente de Salvador viaja nos feriados. Então, a gente perde um pouco desse público soteropolitano. Mas, como me disse, uma vez, Regina do Acarajé, quando ainda estava viva, 'muita gente vai, mas muita gente vem; a gente tem que aprender a trabalhar pra quem vem e deixar quem vai ir'. O que tentamos fazer sempre é montar uma programação para atender esse turista do feriadão, essa turma que se interessa pela nossa casa naquela data", destacou.

O empresário também falou sobre os preparativos para o Verão: "Nós do Allê e os demais empresários do Santo Antônio do Carmo estamos nos preparando para um boom. A gente tem noção disso, que o Santo Antônio é um destino novo na cidade, no turismo de Salvador. Durante muito tempo foi um lugar que ficou à margem e, de alguns anos pra cá, tem crescido demais. A pandemia deu uma atrasada na expansão ali do bairro, mas o último Verão já deu pra sentir como será".

Wolton disse que se prepara para "atender praticamente o dobro de pessoas de um dia comum", mas salientou a importância da prestação de um bom serviço "com treinamento de equipe, contratando novos funcionários, investindo nos processos, na casa, mudando carta de drink, acompanhando as tendências, né?".

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A temporada de cruzeiros que está próxima, já em outubro, também promete movimentar o comércio na região: "Estamos acompanhando as expectativas em torno da chegada dos cruzeiros também, que é próximo ao nosso espaço. Eles esperam receber aqui em Salvador 400 mil turistas de cruzeiro, um contingente absurdo de gente, que já vem pra Salvador com a intenção de consumir. E a gente está se preparando pra isso também". 

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O empresário Arnaldo Costa, do restaurante português Amada Lisboa, que tem unidades no Rio Vermelho e em Guarajuba, também concedeu entrevista ao BNews e se mostrou otimista. “Com o crescimento do turismo em nosso estado, nós do restaurante Amada Lisboa estamos bastante otimistas para essa alta temporada, principalmente com esses feriadões prolongados. Temos restaurantes em pontos turísticos: uma unidade em Guarajuba e outra no Rio Vermelho. Ou seja, dependemos muito do turismo e já faz algum tempo que estamos nos preparando para essa demanda do segundo semestre. Contratamos alguns funcionários novos e acrescentamos novas opções de pratos em nosso cardápio para atrair mais os turistas e o próprio público local. Temos uma culinária portuguesa rica e requintada e nosso principal objetivo satisfazer os nossos clientes”, salientou. 

Classificação Indicativa: Livre

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