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CEO da Hurb "surta" e toma atitude extrema após queixas contra empresa "explodirem" na internet; veja

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Atitude extrema tomada pelo CEO da Hurb ocorreu em grupo de WhatsApp criado para discutir problemas com reservas da empresa  |   Bnews - Divulgação Reprodução/Instagram @joao_r_mendes

Publicado em 22/04/2023, às 18h26   Cadastrado por Yuri Abreu


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O CEO do Hurb (ex-Hotel Urbano), João Ricardo Mendes, expôs dados de um cliente em um grupo de WhatsApp criado para discutir problemas com reservas da empresa que, nos últimos tempos, vem passando por problemas financeiros os mais diversos.

De acordo com a coluna capital, d'O Globo, a startup carioca vem atrasando o pagamento a hotéis e pousadas Brasil afora e acumulando milhares de queixas de clientes que compraram pacotes na pandemia, mas não conseguiram viajar. Diante do cenário, hotéis de todo o país decidiram simplesmente parar de receber novos hóspedes da Hurb.

O empresário costuma gravar vídeos explicando os problemas de fluxo de caixa da empresa e diz que já começou a emitir passagens e também a fazer o pagamento de hoteis atrasados. Ele alega que teria mais de R$ 800 milhões em contas a receber, mas que a liberação de recebíveis teria sido travada pelos bancos, de forma, segundo ele, “injustificada”.

No entanto, João Ricardo Mendes vem adotando um comportamento fora do comum mesmo diante da situação complicada. Na sexta-feira (21), ele ligou para um cliente do Mato Grosso do Sul, que estava no grupo de WhatsApp #HurbKdMeuvôo, com mais de 1000 pessoas, para reclamar de um comentário.

"Puxei sua capivara toda, não sabe nem falar seu retardado, bundão. (...) Fica satisfeito de não viajar. Tá arriscado alguém bater nessa m**da da sua casa hoje seu otário", diz João Ricardo em um vídeo em que aparece segurando o celular no viva voz, gravando a conversa com o cliente. Ele próprio postou o vídeo da conversa no grupo de WhatsApp.

Além disso, João Ricardo também expôs esse mesmo cliente divulgando CPF, email, número do cartão, data de nascimento e número de celular no grupo. A exposição de dados de clientes é crime e, pela Lei Geral de Proteção de Dados, pode gerar multa de até 2% do faturamento da empresa.

Deboche

Quando uma pessoa do grupo pede para João Ricardo apagar os dados, ele responde, à 1h36 da madrugada, que é “para quem quiser passar trote”. E emenda em inglês: “That’s who I am” (É assim que eu sou). Os dados foram posteriormente apagados por um moderador e o grupo foi fechado para comentários de não administradores.

Porém, muita gente jap tinha tirado foto das telas, baixado os vídeos e postado nas redes sociais. O próprio cliente que recebeu as ameaças postou no Twitter e em um grupo do Facebook chamado de “prejudicados do Hotel Urbano”, que conta com mais de 23 mil integrantes.

Em nota enviada à coluna, a assessoria da Hurb informou que lamenta o ocorrido e sempre preza pela transparência e relação de confiança que tem com os seus viajantes. "Guiada pelo valor primordial de ser uma empresa feita de pessoas para pessoas e pela missão de democratizar viagens através da tecnologia, reforça que continuará colocando seus clientes e stakeholders sempre em primeiro lugar", diz o informe.

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