BNews Turismo

Conheça o turismo de experiência, modalidade que tem ganhado destaque no Brasil

Reprodução / Queijos Jacuba
Turismo de experiência permite que desfrute dos atrativos, mas que também participe do processo de criação dos produtos  |   Bnews - Divulgação Reprodução / Queijos Jacuba

Publicado em 25/02/2023, às 08h42   Cadastrado por Téo Mazzoni


FacebookTwitterWhatsApp

O turismo de experiência é uma modalidade em constante crescente no Brasil, pois oferece um processo de imersão em culturas locais. O segmento permite que o turista desfrute dos atrativos, mas que também coloque a mão na massa e tenha a oportunidade de vivenciar costumes e tradições. 

No interior de Minas, em Coronel Xavier Chaves, a produtora rural Maria Teresa Viana Boari e o marido, Edimar Okamoto, recebem turistas numa pequena propriedade. Os pequenos empreendedores rurais permitem que os visitantes acompanhem os processos que envolvem as iguarias mineiras, como o doce de leite e o queijo. 

"Começa com uma visita pela propriedade, onde eles vão conhecer como as coisas se organizam. Na sequência, a gente desce para um café, onde as pessoas são provocadas a experimentar os nossos doces de leite com o queijo, e outros sabores que combinam. Há muita curiosidade de se ver como é que acontece o processo do queijo, principalmente, se tratando de um queijo tão natural, sem nenhuma pasteurização. As pessoas têm uma curiosidade de conhecer os processos, de entender como é essa vida na roça."

No entanto, o segmento do turismo de experiência não se dá apenas em Minas Gerais, já que existem iniciativas da modalidade em todas as regiões do Brasil. No Paraná, Jilo Yamazaki e a companheira dele, Mitico, recebem os turistas numa propriedade rural de Londrina. Por lá, as atrações são as plantas e as flores, e os visitantes podem acompanhar a rotina de cultivo.

"O pessoal espera ver uma paisagem bonita, uma construção bonita. Mas tem muito mais para sentir. O verde, a natureza. É a proposta que fazemos. Eu acho que (essa) é a grande diferença do turismo de experiência para o turismo propriamente dito de conhecer lugares. Tem piscina? Não temos. Ele (o turista) vai vivenciar o nosso dia a dia".

Clique aqui e se inscreva no canal do BNews no Youtube!

No Paraná, mais de 500 famílias de produtores rurais atuam nesse segmento. Os destaques são as rotas do queijo paranaense, das lavandas e dos cafés. Para melhorar a qualidade do serviço, os agricultores têm recebido treinamentos de instituições técnicas e de extensão rural. Mas há um cuidado para que isso não tire a essência das comunidades, como explica a coordenadora do Instituto de Desenvolvimento Rural do Paraná, Terezinha Freire.

"A gente até incentiva que busque qualificação, que vá melhorando sempre, mas que também ele não se transforme num discurso padronizado de como receber o turista, né? Que ele seja autêntico, que ele faça de fato a cultura dele, da vivência dele, que ele consiga transmitir isso pro turista. Que ele consiga fazer com que o turista se envolva lá nas atividades da propriedade”.

O turismo de experiência deve seguir a tendência geral do setor e crescer acima de 50% esse ano. A estimativa é da Associação Brasileira das Entidades de Assistência Técnica e Extensão Rural, como explica o vice-presidente regional da entidade, Natalino Avance.

"Eu vejo como uma grande opção de melhorar a renda e uma necessidade de a gente trabalhar melhor. Em todos os estados, em todos municípios, pra gente qualificar. Eu penso assim: é importante que o cidadão do meio urbano, quando ele vai para o meio rural, seja bem tratado, tenha qualidade nos produtos. Eu não tenho dúvida nenhuma de que ele está disposto a comprar, a gastar. Então, a gente fecha a cadeia. Um com vontade comprar, e o outro com necessidade de vender".

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp