BNews Turismo

Conheça o Turismo de proximidade, nova tendência entre os brasileiros após o cenário de pandemia

Divulgação / Rudy and Peter Skitterians - Pixabay
Viajar de carro ou ônibus tem sido a solução para muitos brasileiros  |   Bnews - Divulgação Divulgação / Rudy and Peter Skitterians - Pixabay

Publicado em 14/07/2022, às 17h11   Redação BNews


FacebookTwitterWhatsApp

A valorização das viagens de carro ou ônibus ganhou destaque em meio à retomada das atividades turísticas no Brasil. O presidente da FBHA, Alexandre Sampaio, fala um pouco sobre turismo de proximidade. Assim como a trade turístico precisou se reinventar, os turistas precisaram se adaptar à situação pós-pandemia.

Segundo levantamento realizado pelo Ministério do Turismo em colaboração com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), cerca de 57,2% das viagens realizadas em 2021 foram feitas em veículos particulares ou de empresas.

Esses números mostram que mesmo com a inflação e as passagens aéreas em alta, os brasileiros buscam outras formas de viajar e impulsionar o turismo no país.

Motivação das viagens e o turismo de proximidade


A pesquisa também mostrou que a maioria das viagens foi por motivos pessoais (85,4%), seguido por motivos profissionais (14,6%). Os principais motivos das viagens pessoais são: lazer (35,7%), visita a parentes e amigos (32,5%) e tratamento de saúde (19,6%).

Para a Federação Brasileira de Hospedagem e Alimentação (FBHA), as viagens curtas, chamadas de "staycation" ou turismo de proximidade, são uma tendência no Brasil, que fortalece a retomada turística no país.

Além da alta nos preços das passagens aéreas, as pessoas estão mais interessadas em viajar para locais próximos de suas casas, preferencialmente com menor fluxo de pessoas e longe de multidões.

"Os destinos com até 300 km de distância de quem quer viajar aparece como alternativa viável para esse momento. Com o turismo de proximidade ou rodoviário é possível fazer viagens curtas ou até mesmo bate-e-volta e conhecer um lugar novo sem precisar ir para tão longe", comenta Alexandre Sampaio, presidente da FBHA.

Os destinos mais procurados

A pesquisa apontou ainda que uma em cada cinco viagens 20,6% teve São Paulo como destino, o mais procurado do país. Minas Gerais (11,4%) e Bahia (9,5%) aparecem, respectivamente, na segunda e terceira colocações.

Siga o TikTok do BNews e fique por dentro das novidades.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp