BNews Turismo

Exclusivo: veja como vai ficar o novo hotel no Palácio do Rio Branco, no Centro Histórico de Salvador

BNews
Novo hotel ficará em prédio histórico da capital baiana e prevê geração de empregos diretos  |   Bnews - Divulgação BNews
Matheus Simoni

por Matheus Simoni

matheus.simoni@bnews.com.br

Publicado em 01/06/2026, às 13h41



O Palácio Rio Branco, um dos imóveis mais emblemáticos e recheados de história de Salvador, vai ser transformado em um luxuoso hotel seis estrelas. O acordo foi firmado nesta segunda-feira (01), em cerimônia realizada no próprio edifício, na Praça Tomé de Sousa. Durante o encontro foi assinada a Ordem de Serviço que autoriza o início das obras de requalificação do espaço, que irá se chamar Hotel Allard.

Clique aqui e se inscreva no canal do BNews no Youtube

Siga o BNews no Google e receba as principais notícias no seu celular

Google News Bnews

A cerimônia reuniu o secretário de Turismo da Bahia, Maurício Bacelar, representantes da construtora baiana André Guimarães, responsável pela execução das obras, e o empresário francês Alex Allard, da BM Varejo. Ele é idealizador da Cidade Matarazzo, em São Paulo, complexo que abriga o famoso Hotel Rosewood.

O BNews obteve acesso à projeção do novo empreendimento, que promete revitalizar todo o setor urbanístico da região. As intervenções ainda reúnem construções de novos edifícios próximos à Rua do Pau da Bandeira e paisagismo por toda Praça Tomé de Sousa. O projeto será concedido à iniciativa privada por 35 anos, com expectativa de gerar cerca de 2.500 empregos diretos.

Veja:

Projeção
Projeção mostra como deve ficar novo empreendimento no Centro Histórico (Foto: Divulgação)

Projeção
Projeção mostra como deve ficar novo empreendimento no Centro Histórico (Foto: Divulgação)

Bem ao lado do Elevador Lacerda, o Palácio do Rio foi a primeira sede do Governo-Geral do Brasil. A construção atual é de 1919, e seu nome é uma referência a José Maria da Silva Paranhos Júnior, o Barão do Rio Branco, patrono da diplomacia brasileira. O local ainda abrigou Dom Pedro II quando ele visitou a Bahia em 1859.

Estamos trazendo historiadores, estamos trazendo pessoas acostumadas a fazer esse tipo de serviço, porque a necessidade técnica tá aí. E não é tão difícil assim quando você tem bons profissionais, você tem os recursos necessários, né? E você tem um sonho, você sabe exatamente onde quer chegar”, disse o responsável pela incorporação do projeto, o CEO da André Guimarães, Daniel Sande, ao BNews.

Classificação Indicativa: Livre

Facebook Twitter WhatsApp


Cadastre-se na Newsletter do Bnews (Beta)