BNews Turismo

Exigência de visto para americanos no Brasil é temido por associações; turismo pode sofrer impacto negativo

Reprodução / RBS TV
A retomada da exigência do visto ocorreu depois de consultas do governo Lula  |   Bnews - Divulgação Reprodução / RBS TV

Publicado em 14/03/2023, às 17h32   Camila Vieira


FacebookTwitterWhatsApp

Cidadãos de Estados Unidos, Japão, Canadá e Austrália serão novamente obrigados a tirarem o visto de turista para entrar o Brasil. A medida que estava suspensa passa a valer, novamente, a partir do dia 1º de outubro. Desde junho de 2019, eles estavam isentos dessa autorização, conforme decreto do ex-presidente Jair Bolsonaro. 

A retomada da exigência do visto ocorreu depois de consultas do governo Lula a esses quatro países sobre a possibilidade de isentar os brasileiros de vistos, em respeito ao princípio da reciprocidade, um conceito do Direito Internacional que estabelece que os países devem ser tratados igualmente. "O Brasil não concede isenção unilateral de vistos de visita", afirmou o Ministério das Relações Exteriores (Itamaraty), na noite de segunda-feira (13). 

Algumas associações ligadas ao turismo temem que a decisão impacte o turismo. A presidente do Conselho de Turismo da Fecomercio-SP, Mariana Aldrigui, alega que o princípio da reciprocidade não funciona para o turismo. “Enquanto uma viagem para os Estados Unidos, por exemplo, é o sonho de consumo de muitos brasileiros, os norte-americanos dão preferência para passear em países do Hemisfério Norte”, destaca.

O presidente da Associação Brasileira da Indústria de Hotéis (ABIH), Manoel Linhares, lembra que a isenção do visto era uma reivindicação antiga do setor e que a medida não teve tempo de impactar o turismo por conta das restrições da pandemia.  

Entenda - Em 2017, o Ministério do Turismo chegou a propor a isenção de visto para os 4 países, mas o Itamaraty foi contra por entender que, em troca, os brasileiros deveriam ter os mesmos benefícios. O Ministério do Turismo ainda não se pronunciou sobre o assunto.  

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp