BNews Turismo

Fila de espera em São Paulo para tirar visto dos EUA ultrapassa 18 meses

Reprodução/Globo
Questionado, o Consulado Americano em São Paulo justificou o longo período de espera como “demanda reprimida devido à pandemia  |   Bnews - Divulgação Reprodução/Globo

Publicado em 16/03/2023, às 19h30   Camila Vieira


FacebookTwitterWhatsApp

A demora pela emissão do visto norte-americano de turismo em São Paulo bate recorde e já ultrapassou os 18 meses. O estado tem o maior tempo de espera no Brasil, com 549 dias, e é o maior já registrado. As informações são do levantamento do escritório de advocacia AG Immigration, especializado em green cards para os Estados Unidos. O consulado também confirmou que a fila chegou a um ano e meio de espera.

Em novembro de 2021, época e que o Consulado Americano em São Paulo voltou a emitir os vistos, os agendamentos já estavam com um período longo de espera, com data disponível apenas para o final de 2022. Em dezembro de 2022, um ano depois que os Estados Unidos reabriram as fronteiras após a pandemia da Covid-19, o período de espera era de 484 dias. Em março do mesmo ano, a fila chegava a 284 dias. Em fevereiro, um mês antes, o número era um pouco maior: 294 dias.

Questionado, o Consulado Americano em São Paulo justificou o longo período de espera como “demanda reprimida devido ao fechamento [do país] durante a pandemia” e afirmou que trabalha para “contratar e treinar funcionários adicionais”. O consulado afirma ainda que acrescentou "horas e dias extras para aumentar a capacidade de processamento de vistos".

Nos outros estados brasileiros, as filas também estão longas neste mês de março; o menor tempo de espera é em Porto Alegre:

Confira:

Brasília: espera de 469 dias;

Rio de Janeiro: espera de 451 dias;

Recife: espera de 400 dias;

Porto Alegre: espera de 271 dias.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp