BNews Turismo

Herdeiro do fundador da TAM anuncia nova companhia aérea brasileira

Reprodução / Valter Campanato - Agência Brasil
Dono da Amaro Aviation anuncia nova companhia aérea, a Alfa Airlines  |   Bnews - Divulgação Reprodução / Valter Campanato - Agência Brasil

Publicado em 04/04/2022, às 15h28   Redação BNews


FacebookTwitterWhatsApp

O empresário Marcos Amaro seguindo os passos do pai, Rolim Amaro, fundador da TAM, decidiu expandir seus negócios e estreiar na aviação regional com a Alfa Airlines.

A Amaro Aviation, que leva o forte sobrenome do fundador da TAM, iniciou suas operações há alguns meses como táxi aéreo e já encomendou por volta de doze aviões suíços, sendo quatro deles jatos Pilatus PC-24 e oito turboélices PC-12NGX.

Entretanto, o grande anúncio foi a revelação da Alfa Air, empresa com voos regulares (regulamentação 121 ANAC, igual da Azul, GOL e LATAM, por exemplo). A princípio, a empresa deve funcionar com três turboélices Cessna C208 Caravan.

Leia também:

A Alfa Airlines terá base em Jundiaí, aeroporto que leva o nome do comandante Rolim, falecido num acidente de helicóptero em 2001. Mas como os clientes da Alfa deverão partir de São Paulo, Marcos já firmou parceria com a Premier para usar suas instalações em Congonhas. Do ponto de vista de registros na Anac, a Alfa é um braço da Amaro Aviation, empresa na qual Marcos acaba de ampliar o controle. O empresário comprou a parte de David Barioni (ex-comandante e ex-CEO da TAM) e da C-FLY Aviation, detendo agora 90% da Amaro Aviation junto à sua esposa, também sócia da empresa.

Atualmente, o Caravan, por questão de certificação inicial feita décadas atrás, opera apenas com nove passageiros no Brasil e nos EUA, mas em alguns países leva até 14 passageiros. Marcos citou essa capacidade de clientes em sua entrevista, levantando perguntas sobre uma possível mudança de certificação do modelo.

O foco da Alfa Air será nas rotas regionais a partir de São Paulo, e a empresa pretende começar ainda neste semestre. O executivo afirma que está perto de conseguir a autorização na ANAC, mas, segundo fontes consultadas pela folha Aeroin, não há no momento nenhum novo processo de homologação da empresa de transporte aéreo regular na agência.

Siga o BNews no Google Notícias e receba as principais notícias do dia em primeira mão.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp