BNews Turismo

Hotelaria de Salvador tem maior ocupação dos últimos 10 anos; confira dados

Joilson Cesar// Bnews
Ocupação é maior do que os números de 2019, antes da pandemia do coronavírus  |   Bnews - Divulgação Joilson Cesar// Bnews

Publicado em 17/10/2023, às 17h48   Cadastrado por Mariana De Siervi


FacebookTwitterWhatsApp

A hotelaria de Salvador, no mês de setembro de 2023, teve o melhor ocupação dos últimos 10 anos. A taxa foi de 63,76%, bem maior do que no mesmo período do ano passado, de 53,33%. Maior também que em 2019, que registrou 60,53% na mesma época. 

A diária média desse mês alcançou R$516,84, obtendo incrementos reais em relação ao ano passado. Ao excluir os hotéis de luxo da média, temos uma diária de R$386,44, mantendo a superioridade, à praticada pelo mesmo segmento em setembro de 2022. 

Como resultado, o Revpar de setembro (um indicador ponderado de movimento diário e população) ficou em 329,54 reais, seguindo uma tendência de crescimento durante grande parte do segundo semestre do ano.

Segundo estudo da agência nacional de aviação civil Anac, o número de saídas para Salvador atingiu 2,3 ​​milhões de janeiro a agosto de 2023, superando 8,5% das saídas em 2022.

O aumento é significativo para os viajantes internacionais, que foram mais atingidos pela pandemia, e passou de 47.356 entre janeiro e agosto de 2022 para 88.939 em 2023, um aumento de 87,8%.

O  presidente da Associação Brasileira da Indústria de Hotéis, Regional Bahia - ABIH-BA, destacou o feriado prolongado de Nossa Senhora Aparecida, que movimenta as praias e demais pontos turísticos da capital baiana. Resultando em 90,25% da taxa de ocupação, e a partir disso, o mês de outubro pode chegar em uma média acima de 62%. 

"Com a proximidade do verão, a oferta de voos deve aumentar substancialmente, atendendo a grande procura que estamos observando para o nosso destino. A hotelaria está preparada para atender a essa demanda e começa a aumentar as contratações temporárias muito frequentes nesse período do ano. A expectativa é de que em 2023 finalmente devemos chegar próximo dos níveis de ocupação observados antes da pandemia", destacou o presidente. 

Os números divulgados são da Pesquisa Conjuntural de Desempenho (Taxinfo), realizada pela ABIH - Associação Brasileira da Indústria de Hotéis, seções Bahia e Brasil. O levantamento é digital e os dados são fornecidos diariamente pelos hotéis ao Portal Cesta Competitiva. A média resultante constitui o indicador para avaliar a evolução da atividade de hospedagem na capital baiana.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp