BNews Turismo

Ilhas do arquipélago de Cairu sofrem com toneladas de lixo e quantidade retirada por dia impressiona; confira

Jota Freitas/Setur
Cairu costuma atrair milhares de visitantes todos os anos, mas enfrenta problemas com lixo nas ilhas do arquipélago  |   Bnews - Divulgação Jota Freitas/Setur

Publicado em 30/07/2023, às 06h00   Téo Mazzoni e Marcelo Ramos


FacebookTwitterWhatsApp

O arquipélago de Cairu é um dos principais pontos turísticos da Bahia. Alguns destinos famosos, como Morro de São Paulo e Boipeba, ficam localizados no pequeno município, que tem no turismo sua principal fonte de renda. 

Cairu costuma atrair milhares de visitantes todos os anos, por conta das belezas naturais que o destino oferece, principalmente durante os períodos de alta temporada, como o verão, época que o arquipélago fica cheio de turistas de todas as partes da Bahia, Brasil, e até mesmo do mundo. 

No entanto, o arquipélago tem enfrentado um grave problema: a grande quantidade de lixo nas ilhas. O processo de retirada do entulho já foi iniciado, mas o trabalho é árduo. 

Clique aqui e se inscreva no canal do BNews no Youtube!

Ao BNews, o secretário de Turismo de Cairu, Cláudio Brito, falou sobre a retirada do lixo das ilhas: “Nós iniciamos esse processo no final do ano passado. É um processo que demanda uma logística muito grande, já que Cairu é uma ilha. e a nossa locomoção tem que ser feita através do mar." 

De acordo com o secretário, cerca de 25 mil toneladas de lixo são retiradas das ilhas do arquipélago diariamente, e levadas para Valença, cidade aonde os resíduos são destinados ao aterro de Santo Antônio de Jesus. Ainda segundo Cláudio Brito, uma outra parte do entulho passa por um processo de reciclagem no próprio município de Cairu. 

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp