BNews Turismo

Índice de atividades turísticas tem crescimento de 85,7% em um ano

Divulgação / nathsegato - Pixabay
Dados do IBGE mostram alta de atividades turísticas no Brasil  |   Bnews - Divulgação Divulgação / nathsegato - Pixabay

Publicado em 18/06/2022, às 10h29   Redação BNews


FacebookTwitterWhatsApp

A atividade econômica da indústria do turismo registrou, em abril de 2022, um crescimento de 85,7% em relação ao mesmo período do ano passado. A alta do Índice de Atividades Turísticas no país se deve ao aumento na receita das empresas que atuam no segmento de transporte aéreo, restaurantes, hotéis, locação de automóveis, transporte rodoviário coletivo de passageiros, serviços de bufê e agências de viagens.

Regionalmente, todas as 12 unidades da federação em que o índice está sendo investigado apresentaram avanços nos serviços de turismo, com destaque para os estados do Ceará (135,8%), Minas Gerais (132,7%), Espírito Santo (123,3%), Distrito Federal ( 108,0%), Bahia (105,7%) e Rio Grande do Sul (104,5%).

Como reforço à retomada das atividades turísticas em todo o país, o ministro do Turismo, Carlos Brito, destaca a criação do Selo Turismo Responsável. "É uma ferramenta extremamente importante para promoção de um ambiente mais seguro para o retorno das viagens em todo o país, na medida em que estabelece protocolos de biossegurança no setor que protegem turistas e trabalhadores contra a Covid-19", destaca.

Leia também: 

Se comparado a março deste ano, o crescimento do índice de Atividades Turísticas foi de 2,5% em abril, alta de 51,3% em 2022. Os dados são da Pesquisa Mensal de Serviços (PMS) divulgada nesta terça-feira (14) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

A PMS produz indicadores mensais que facilitam o acompanhamento da conduta do setor de serviços, que inclui o turismo. Cinco grandes projetos são acompanhados de perto: serviços prestados às famílias; serviços de informação e comunicação; serviços profissionais, administrativos e complementares; transportes, serviços auxiliares aos transportes e correio; e outros serviços.

Selo Turismo

Lançado ainda em 2020, o selo Turismo Responsável está disponível para 15 atividades turísticas, como meios de hospedagem, parques temáticos, restaurantes, cafeterias, bares, centros de convenções, feiras, exposições, guias de turismo, dentre outros. Cada segmento possui um protocolo sanitário específico, elaborado em parceria com empresas e instituições ligadas ao setor, a partir de diretrizes internacionais. Os documentos foram validados pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).

Atualmente, já foram emitidos mais de 31.360 selos para empreendimentos e guias de turismo em todo o país.

Siga o Tiktok do BNews e fique por dentro das novidades.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp