BNews Turismo

Mais de 4,5 milhões de pessoas devem passar pelos aeroportos do país durante o Carnaval

Divulgação / MTur
Número é 90% maior do que o registrado no ano passado, quando 2,4 milhões de passageiros aproveitaram a data para viajar  |   Bnews - Divulgação Divulgação / MTur

Publicado em 18/02/2023, às 16h30   Cadastrado por Téo Mazzoni


FacebookTwitterWhatsApp

O setor aéreo deve ser um dos principais meios de viagens pelo país durante o feriadão de Carnaval. Isso porque, de acordo com levantamento do Ministério do Turismo, mais de 4,5 milhões de pessoas devem voar pelo país durante o período. O número é 90% maior do que o registrado no ano passado, quando 2,4 milhões de passageiros aproveitaram a data para viajar. Apenas o terminal de Guarulhos (SP) deve receber 1,5 milhão de pessoas, quantitativo três vezes maior do que em 2021.

Para a ministra do Turismo, Daniela Carneiro, os números só confirmam o potencial do Carnaval deste ano, que promete ser o melhor dos últimos tempos. “Nas últimas semanas, visitei alguns dos principais destinos carnavalescos e pude ver de perto a organização e preparação para o retorno dessa grande festa, que é a cara do Brasil. Como grande indutor de fluxo turístico, o Carnaval resultará em mais empregos e renda para o trabalhador do nosso setor, além de reforçar a importância do turismo brasileiro”, disse a ministra.

Clique aqui e se inscreva no canal do BNews no Youtube!

Além de Guarulhos (SP), os aeroportos de Viracopos (SP) e de Brasília (DF) devem receber 295 mil e 250 mil pessoas no período, respectivamente. Entre os destinos mais procurados pelos passageiros do terminal paulista estão as capitais do Nordeste, Centro-Oeste e do Norte do país, além de Rio de Janeiro e de Belo Horizonte. Já no terminal da capital federal, os turistas irão viajar em sua grande maioria para os estados de São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais.

Os passageiros que viajarem de avião durante o Carnaval têm à disposição três edições da publicação "Consumidor Turista", produzidos pelos Ministérios do Turismo (MTur) e da Justiça e Segurança Pública (MJSP). Com linguagem clara e objetiva, os guias se propõem a informar os direitos e deveres dos consumidores na preparação de viagens e contratação de serviços.

Entre as informações, está a realização do check-in, presencial ou via internet, e a apresentação do cartão de embarque, on-line ou impresso, para a entrada no voo. Outra dica que o documento traz é a importância de se atentar à pontualidade. Mesmo que o viajante chegue e encontre a aeronave ainda estacionada, se o embarque já tiver sido encerrado, perderá o voo.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp