BNews Turismo

Ministro do Turismo formaliza registro das Matrizes Tradicionais do Forró como Patrimônio Cultural

Reprodução // Instagram
Título de Patrimônio Cultural foi concedido pelo Iphan e confirma a importância do ritmo para a cultura nacional  |   Bnews - Divulgação Reprodução // Instagram

Publicado em 13/12/2021, às 18h01   Redação BNews


FacebookTwitterWhatsApp

Nesta segunda-feira (13), data em que se comemora o Dia Nacional do Forró, o ministro do Turismo, Gilson Machado Neto e o secretário Especial da Cultura, Mario Frias, ao lado do presidente da República, Jair Bolsonaro, oficializaram o reconhecimento das Matrizes Tradicionais do Forró como Patrimônio Cultural do Brasil.

Leia mais:

Ministro do Turismo toca Pink Floyd na sanfona em programa de TV
Mario Frias e Gilson Machado brigam durante encontro com Bolsonaro, diz coluna
Durante briga, Bolsonaro se irrita e manda ministro e secretário se calarem

A honraria, concedida na última quinta-feira (09) pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), valida os mais de cem anos de contribuição para a cultura, história e identidade do povo nordestino e do Brasil, que tem em seus ritmos uma das maiores expressões artísticas do país.

Durante a cerimônia, foi comemorado o Dia Nacional do Forró e o aniversário do cantor e compositor Luiz Gonzaga.

Decisão unânime:

O Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) decidiu, na quinta-feira (9), por unanimidade declarar o forró como patrimônio imaterial brasileiro. A definição ocorreu em reunião extraordinária do Conselho Consultivo do Patrimônio Cultural da entidade, que também considerou a expressão musical como supergênero, por agrupar ritmos e expressões musicais tais como xote, xaxado, baião, miudinho, a quadrilha e o arrasta-pé.

"Manifesto-me plenamente favorável ao registro pelo Iphan das matrizes tradicionais do forró, munidas das formas de expressão com abrangência nacional", afirmou a relatora do processo na entidade, Maria Cecília Londres Fonseca. O reconhecimento do forró como patrimônio imaterial do Brasil acontece quatro dias antes do Dia do Forró, celebrado no dia do nascimento de Luiz Gonzaga, que nasceu em 13 de dezembro de 1912.

Em 2019, o Iphan realizou uma pesquisa dos estados de Alagoas, Bahia, Ceará, Maranhão, Paraíba, Pernambuco, Piauí, Rio Grande do Norte, Sergipe, Distrito Federal, Espírito Santo, Rio de Janeiro e São Paulo para identificar como se expressa o supergênero musical.

Acompanhe o BNews também nas redes sociais, através do Instagram, do Facebook e do Twitter.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp