BNews Turismo

Náutica, arte e gastronomia movimentam zonas turísticas da Bahia; confira

Divulgação /  Setur-Ba
Festival Náutico Maria Felipa realizou a emocionante regata de veleiros de oceano  |   Bnews - Divulgação Divulgação / Setur-Ba

Publicado em 17/07/2023, às 15h46   Téo Mazzoni


FacebookTwitterWhatsApp

O Festival Náutico Maria Felipa realizou a emocionante regata de veleiros de oceano, no último sábado (15), tendo como percurso a rota da Marina da Penha, localizada na Ribeira, em Salvador, até a Base Náutica de Itaparica, na deslumbrante zona turística da Baía de Todos-os-Santos. A competição contou com a participação de 300 velejadores vindos de diferentes estados, como Bahia, Rio de Janeiro, São Paulo e Sergipe, e teve o apoio da Secretaria de Turismo do Estado da Bahia (Setur-BA).

Antes da regata, realizou-se um encontro especial para homenagear Maria Felipa, a notável marisqueira baiana que se tornou heroína na luta pela Independência do Brasil na Bahia. Na ocasião, também ocorreu uma palestra do historiador Rafael Dantas, seguida por uma visita às instalações da Marina da Penha, que passou por um processo de ampliação e requalificação promovido pela Setur-BA. A Marina de Itaparica também passou por intervenções estruturais proporcionadas pelo órgão.

"Queremos incluir cada vez mais a mulher nos esportes náuticos, que passaram a dispor de marinas modernas na Baía de Todos-os-Santos, e aproveitamos para fazer uma conexão com o Bicentenário da Independência", explicou o coordenador do festival, Marcelo Fróes.

Clique aqui e se inscreva no canal do BNews no Youtube!

A velejadora Daniela Antoniazzi, uma das idealizadoras do projeto "Meninas da Vela", que capacita mulheres para a prática da navegação, elogiou a infraestrutura náutica local. Segundo ela, o projeto recebe muitas mulheres de outras regiões, e a infraestrutura náutica aprimorada tem sido fundamental para impulsionar o turismo e permitir que os visitantes conheçam Salvador por uma perspectiva única, a partir do mar.

Ainda no sábado (15), na capital, o Festival de Cultura e Arte do Nordeste de Amaralina (Feculta) agitou a região com apresentações de rap, samba, música eletrônica e dança. O evento recebeu incentivo da Secretaria Estadual de Turismo para proporcionar um dia repleto de arte e entretenimento, atraindo grande público para o fim de linha do bairro.

No domingo (16), na zona turística Caminhos do Sertão, o Festival Gastronômico da Carne do Sol e Rota da Cachaça chegou ao seu encerramento após três dias de celebração. O evento, que contou com o apoio da Setur-BA, proporcionou apresentações musicais e atraiu sete mil visitantes de diversas regiões do estado para comemorar o aniversário de 61 anos do município de Maiquinique.

"Há muito tempo, eu não via um evento tão bem organizado. Vim de Salvador para aproveitar, principalmente, a parte das cachaças premiadas da Chapada Diamantina", pontuou o pecuarista Antonino Pedreira, 63 anos.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp