BNews Turismo

Brasileiros estão menos preocupados e mais otimistas para viajar ao exterior

Reprodução / Marcello Casal - Agência Brasil
Preocupação dos brasileiros em viajar diminui segundo pesquisa  |   Bnews - Divulgação Reprodução / Marcello Casal - Agência Brasil

Publicado em 19/04/2022, às 13h14 - Atualizado às 14h40   Redação BNews


FacebookTwitterWhatsApp

Os brasileiros estão mais empolgados em viajar para o exterior e menos assustados com a Covid-19, porém mais preocupados com as restrições nas fronteiras. A informação é de uma pesquisa encomendada pela Wise e realizada pela Morning Consult, que ouviu viajantes internacionais brasileiros.

De acordo com a pesquisa, mais da metade dos entrevistados planeja viajar para outro país nos próximos 12 meses. O número é 8% maior do que em agosto de 2021, quando a primeira edição da pesquisa foi realizada.

Além disso, um em cada três entrevistados visitou outro país nos últimos 12 meses. As principais motivações eram visitar amigos e parentes e conhecer um lugar desejado. Os destinos favoritos foram Estados Unidos, Europa e América Latina.

Covid: Preocupação e Restrições

O levantamento ainda avaliou o impacto das variantes da covid-19 nos planos de viagem. Dois em cada cinco respondentes (40%) dizem que as variantes do coronavírus os deixaram, no mínimo, um pouco menos confortáveis com as viagens internacionais - o número é 8% menor do que em agosto de 2021.

A preocupação com as variantes da covid teve uma queda acentuada entre pais com filhos com menos de 18 anos (35%, em comparação com 48% em agosto) e entre aqueles com renda de até R$ 4.999 (38%, ante 53% em agosto).

Leia também:

Latam espera recuperar 97% da sua oferta doméstica em abril
Após sucesso deste ano, WTM Latin America 2023 tem data e local confirmados
Festival de jazz movimenta turismo e economia em Ilhéus; Adelmo Casé é uma das atrações

Enquanto a apreensão relacionada às variantes da covid diminui, as restrições nas fronteiras, por outro lado, têm dificultado os planos de viagem. Dois terços dos turistas internacionais brasileiros (67%) concordam que as novas restrições de entrada e as regras de quarentena fizeram diminuir o interesse em viajar internacionalmente, 6% a mais do que em agosto de 2021.

Mas nem todos os brasileiros se sentem à vontade para viajar em meio à pandemia. Entre os respondentes que afirmaram não estar planejando uma viagem no próximo ano, os principais motivos são a covid (58%), a impossibilidade de pagar a viagem que gostariam (31%) e as taxas de câmbio desfavoráveis (31%).

Nesse contexto vale lembrar que os Estados Unidos, destino popular entre viajantes brasileiros, tem recebidos muitos turistas do Brasil e retirou o País da lista de locais não indicados para enviar viajantes.

Siga o BNews no Google Notícias e receba as principais notícias do dia em primeira mão!

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp