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Pesquisa realizará mapeamento da atividade turística no meio rural; veja

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Estudo tem como objetivo conhecer o perfil do viajante no segmento, bem como seus hábitos e interesses  |   Bnews - Divulgação divulgação MTur

Publicado em 04/05/2023, às 15h33   Téo Mazzoni



O Ministério do Turismo (MTur), em parceria com a Rede de Turismo Rural Consciente (Rede TRC), está apoiando o lançamento da segunda edição da pesquisa "Demanda Turismo Rural", realizada pela SPRINT Dados e que tem como objetivo conhecer o perfil, as preferências e as necessidades do público brasileiro em relação ao turismo rural.

 Os resultados não serão comercializados e serão disponibilizados gratuitamente para os empreendedores do segmento, para o MTur e para a Rede TRC - sendo também divulgado publicamente.

"É muito importante que os turistas participem da pesquisa, pois dessa forma o MTur vai conhecer as demandas, necessidades, hábitos e interesses de quem, assim como nós, é apaixonado por esse segmento e quer vê-lo ainda mais forte. Os resultados do levantamento darão suporte na tomada de decisões no âmbito turístico, bem como no fomento a ações para ampliar o Turismo Rural no nosso país", ressaltou a ministra do Turismo, Daniela Carneiro.

Na primeira edição da "Pesquisa de Demanda do Turismo Rural", em 2022, a SPRINT Dados disponibilizou um e-book com os resultados e foi possível constatar que o viajante dessa demanda considerava importante estar com a família, sentir-se autorrealizado e ter um momento de diversão e lazer. A pesquisa ainda revelou que os respondentes buscavam empreendimentos com atividades ligadas à sustentabilidade.

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A primeira edição apontou que os principais motivos para uma viagem de turismo rural foram: contato com a natureza (72%); apreciar o ambiente rural (42%) e conexão com a família (36%). No top 7 das atividades mais buscadas, os viajantes do interior do Brasil consideraram como atributos relevantes: comida caseira (76%); contemplação da natureza (75%); atividades em família (68%); trilhas (64%); espaços de relaxamento (57%); aprender algo novo (56%) e contato com os animais (51%).

Agora, a segunda edição terá como objetivo atualizar os dados, ampliar a amostra e trazer ainda mais visibilidade ao estudo, tanto na sua fase de coleta, como nos resultados. É importante ressaltar que informações pessoais não serão divulgadas.

Classificação Indicativa: Livre

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