BNews Turismo

Ponte aérea SP-RJ é pioneira em acesso biométrico do check-in ao embarque

Reprodução / Facebook
Usuários da ponte aérea São Paulo/Rio de Janeiro serão especialmente beneficiados  |   Bnews - Divulgação Reprodução / Facebook

Publicado em 09/08/2022, às 17h22 - Atualizado às 17h59   Redação BNews


FacebookTwitterWhatsApp

Os aeroportos de Congonhas (SP) e Santos Dumont (RJ) foram os primeiros do Brasil a implantar de forma definitiva o embarque facial 100% digital para passageiros e tripulantes. A tecnologia combina análise de dados e verificação biométrica para dispensar a necessidade de apresentação de cartões de embarque e documentos de identificação para passageiros em voos domésticos que partem desses terminais. Os usuários da ponte aérea São Paulo/Rio de Janeiro serão especialmente beneficiados. Com o procedimento instalado nos aeroportos que formam a rota de maior movimento do país, o Brasil tem agora a primeira ponte área biométrica de ponta a ponta do mundo. 

O processo final de implantação da tecnologia já está em andamento: acontece de forma gradual e simultânea nos aeroportos de São Paulo e Rio de Janeiro. Depois de concluído, os viajantes que embarcarem com biometria e optarem por usar a tecnologia precisarão apenas de uma imagem de seu rosto para realizar o check-in e acessarem salas de embarque e aeronaves.

No caso de comissários de bordo e pilotos, a solução inclui o acesso a áreas restritas dos dois terminais aéreos. A iniciativa, que é implantada de forma gradativa, tem o objetivo de tornar mais eficiente, ágil e seguro o processamento de passageiros e tripulantes, tendo por premissa a segurança no tratamento e a proteção dos dados pessoais dos usuários contra uso indevido ou não autorizado.  

A implantação do sistema biométrico nos dois aeroportos, e na quinta ponte aérea do mundo em fluxo de voos, foi possível após ele ser testado durante o projeto piloto do programa federal Embarque +Seguro, sob condução do Ministério da Infraestrutura (MInfra) e Serpro, empresa de tecnologia do Governo Federal, em parceria com a Secretaria Especial de Desburocratização, Gestão e Governo Digital do Ministério da Economia.

De outubro de 2020 a janeiro deste ano, mais de 6,2 mil passageiros participaram da fase de testes do programa, realizada em sete aeroportos do país. Entre pilotos e comissários de bordo, quase 200 profissionais avaliaram o embarque biométrico em Congonhas e no Santos Dumont, de novembro de 2021 a janeiro deste ano.  

"A participação da Azul neste projeto reforça o investimento constante da companhia em inovação, segurança e comodidade no setor aéreo brasileiro, que incrementam a experiência dos Clientes da empresa durante toda a jornada de viagem. Não medimos esforços para apresentar novas soluções que possibilitem uma experiência de voo segura e eficiente aos nossos Clientes, exemplo disso são as inúmeras opções que já oferecemos, como o Tapete Azul e a bancada digital de autoatendimento, que possibilitam aos Clientes ainda mais conveniência em seus processos de check-in e embarque", destaca o vice-presidente de Pessoas e Clientes da Azul, Jason Ward.  

Siga o TikTok do BNews e fique por dentro das novidades.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp