BNews Turismo

Ponte aérea Rio-SP terá 1º embarque 100% digital no Brasil através da biometria facial

Divulgação // Infraero
Novidade tecnológica implantada na ponte aérea Rio-SP servirá de modelo para o País  |   Bnews - Divulgação Divulgação // Infraero

Publicado em 11/02/2022, às 14h46   Redação BNews



A Ponte Aérea entre os Aeroportos de Congonhas (SP) e Santos Dumont (RJ), a Rio São Paulo, será a primeira a implantar de forma definitiva o embarque facial biométrico 100% digital no Brasil para passageiros e tripulantes.

Assinado pela Infraero e o Serpro, empresa de tecnologia do Governo Federal, nesta sexta-feira (11), o acordo de cooperação técnica assinado prevê uma conjugação de esforços visando à instalação, à operação e ao aprimoramento da iniciativa de forma coordenada nos dois terminais aéreos.

Leia mais:

TJD ainda não vê elementos suficientes para denúncia após ofensa a Gabigol
Homem mata vizinha por causa de pregação em Fazenda Coutos
Comissão do Senado convoca Queiroga e Damares para explicar notas contra vacinas

Inserida no programa Embarque + Seguro 100% Digital, criado e coordenado pelo Ministério da Infraestrutura (MInfra), a tecnologia dispensa a apresentação de documentos de identificação no momento de acesso à sala de embarque e aeronaves. O objetivo é tornar mais eficiente, ágil e seguro o processamento de passageiros e tripulantes. 

De outubro de 2020 a janeiro deste ano, mais de 6,2 mil passageiros participaram da fase de testes do programa, realizada em sete aeroportos do país. Entre pilotos e comissários de bordo, quase 200 profissionais avaliaram o embarque biométrico em Congonhas e no Santos Dumont, de novembro de 2021 a janeiro deste ano. 

Com a assinatura do acordo de cooperação, têm início a adoção dessa tecnologia na ponte aérea de maior movimento do Brasil – a quinta do mundo em fluxo de voos –, podendo incluir outros aeroportos no seu escopo.

Durante os 18 meses de vigência da cooperação, a Infraero, que administra Congonhas e Santos Dumont, deve adquirir os equipamentos necessários à instalação e funcionamento do sistema de reconhecimento biométrico desenvolvido pelo Serpro para o Embarque + Seguro. 

Siga o BNews no Google Notícias e receba os principais destaques do dia em primeira mão! 

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp