BNews Turismo

Ponto mais alto do Brasil, Pico da Neblina terá retomada do turismo após quase 20 anos

Divulgação // Vanessa Marino
Localizado em terra Yanomami, o Pico da Neblina deixou de receber turistas em 2003  |   Bnews - Divulgação Divulgação // Vanessa Marino

Publicado em 07/03/2022, às 18h49   Redação BNews


FacebookTwitterWhatsApp

Localizado na serra do Imeri, no Amazonas, o Pico da Neblina irá retomar as atividades turísticas neste mês de março, após quase 20 anos suspensas. O local é considerado o ponto mais alto do Brasil, com 2.995,30 metros, e está localizado na terra indígena Yanomami, perto de São Gabriel da Cachoeira.

O turismo na região foi suspenso pelo Instituto Brasileiro de Meio Ambiente (Ibama) em 2003 com o intuito de impedir uma degradação ambiental e a violação dos direitos do povo indígena Yanomami, segundo o G1.

As expedições turísticas no Pico da Neblina serão feitas em grupos de 10 pessoas. Atualmente, três empresas têm autorização para atuar na região: Amazon Emotions, Roraima Adventures e Ambiental Turismo.

Leia também:

Viva Air lança voos inéditos do Brasil para a Colômbia com preços promocionais
Pedidos de empréstimo para viagem caem 12% após oito meses consecutivos em alta
Passageiros da Itapemirim ficam sem reembolso de passagens aéreas

"Até então, a visitação ao Yaripo - nome dado pelos Yanimami para o Pico da Neblina - era realizada sem qualquer regulamentação ou controle dos órgãos responsáveis. A maioria dos turistas que subiu o pico não sabia que ele está dentro de uma Terra Indígena e da sua importância espiritual para os Yanomami, apesar de quase sempre contratarem os mesmos como carregadores", disse Vanessa Marino, proprietária da Amazon Emotions.

Conforme Vanessa, o turismo no Pico da Neblina não deve favorecer apenas o setor, mas também as comunidades tradicionais. "A maior expectativa é que essa atividade consiga gerar os benefícios para o Povo Yanomami, e eles tenham no turismo uma fonte alternativa de subsistência", disse.

Siga o BNews no Google Notícias e receba os principais destaques do dia em primeira mão!

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp