BNews Turismo

Presidente da Abav-BA fala sobre recuperação do setor e minimiza impacto do cancelamento do Réveillon de Salvador

Reprodução
Segundo Jean Paul, cancelamento do Festival Virada Salvador não trará grandes impactos ao sertor de viagens  |   Bnews - Divulgação Reprodução

Publicado em 10/12/2021, às 17h22 - Atualizado às 17h56   Rafael Albuquerque


FacebookTwitterWhatsApp

Com a retomada do turismo no Brasil, diversos setores estão se recuperando gradativamente, a exemplo das agências de viagens, que amargaram prejuízos incalculáveis em decorrência da pandemia do novo coronavírus. A grande movimentação de turistas na cidade, o crescimento da malha aérea no aeroporto de Salvador e os ótimos índices de hospedagem na rede hoteleira são bons indicativos para os profissionais que atuam em agências.

O presidente da Associação Brasileira de Agência de Viagens - Bahia, Jean Paul, concedeu entrevista ao BNews Turismo e falou sobre a reoxigenação do setor. "O que acontece é que, na verdade, teve muita gente que comprou viagens e durante a pandemia não viajou, e agora está aproveitando. E a Bahia está sendo considerada um dos destinos mais procurados do Brasil no momento. Por isso, temos vários turistas nos visitando. Os navios começaram a operar, hoje mesmo tinha o Preciosa da MSC com aproximadamente 4 mil pessoas. No Pelourinho também está tendo muito movimento", destacou.

Jean ressaltou a ampliação da malha aérea na capital baiana: "A Aerolíneas Argentinas vai reativar voo de Salvador para Buenos Aires a partir de janeiro. Na Gol temos novidade que começou dia 4, o voo pra Florianópolis. Neste sábado teremos voo novo para Cuiabá, e também a partir de 24 de dezembro teremos voos pra Belém, às terças e sábados pela Gol. Pela Azul, a partir desse mês teremos três frequências semanais para Montes Claros, aos sábados teremos voo pra Porto Velho, e teremos também uma vez por semana para São José do Rio Preto".

Ainda segundo o presidente, o setor que passou quase dois anos parado mostra sinais de recuperação: "com toda certeza está tendo demanda reprimida e as pessoas estão querendo viajar. Estamos quase com a mesma quantidade de turistas em Salvador".

Jean Paul avalia que o cancelamento do Festival Virada Salvador pelo prefeito Bruno Reis não deve comprometer tanto o setor. "Esse pessoal que tinha comprado passagem pra vir durante o Réveillon provavelmente não vai mudar. Tem o produto que acontece sempre e que foi cancelado, mas vai ter indoor, locais fechados, nos hotéis. Só não vai acontecer o da prefeitura, mas as festas dentro dos hotéis sim. Outra coisa, a compra desses pacotes é feita com meses de antecedência", explicou ao BNews.

Apesar de afirmar que é muito cedo para muito cedo para avaliar os impactos da provável não realização do Carnaval em 2022, o presidente da Abav-BA se mostrou preocupado com a falta de tempo: "Grandes atrações do Carnaval já foram contratadas por outros estados. Isso deixa um sinal amarelo para que a gente veja que mesmo acontecendo o Carnaval, não teremos as grandes atrações em Salvador. Isso é uma pena. Blocos e camarotes precisam de certa antecedência para realizar a montagem, e isso não tá aconteendo, é preocupante".

Mesmo diante de um cenário que ainda requer atenção, sobretudo por causa da variante Ômicron do novo coronavírus, Jean Paul prevê que a Bahia terá um ótimo pós-Carnaval: "no pós-Carnaval tenho certeza que muita gente virá pra cá. As pessoas gostam de vir pra descansar em Salvador, no Litoral Norte, em Praia do Forte. A Bahia é o destino preferido dos foliões que querem descansar após a folia".

Acompanhe o BNews também nas redes sociais, através do Instagram, do Facebook e do Twitter.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp