BNews Turismo

Nova rota Salvador X Florianópolis marca crescimento da malha aérea no Aeroporto de Salvador

Vagner Souza // BNews
Voo inaugural operado pela Gol aconteceu neste sábado e marca crescimento da malha aérea  |   Bnews - Divulgação Vagner Souza // BNews

Publicado em 04/12/2021, às 15h51   Rafael Albuquerque


FacebookTwitterWhatsApp

A Gol Linhas Aéreas estreou neste sábado (4), no Salvador Bahia Airport, a rota Salvador x Florianópolis. Trata-se de uma das diversas novidades que a empresa deve anunciar nas próximas semanas envolvendo a capital.

Rafael Mello, diretor de planejamento de malha aérea da Gol, falou ao BNews sobre a importância da nova rota para a capital baiana e adiantou algumas novidades. "Um destino como Florianópolis, inédito a partir de Salvador, para nós é um marco nessa retomada. Junto com ele, outros destinos importantes como Cuiabá e Belém ao longo dessa semana".

Mello também destacou Salvador como um importante centro de conexões no Brasil e comemorou a retomada do setor. "Salvador passa a ser, cada vez mais, um centro de conexões iportantíssimo para a malha da Gol. A gente vê isso com bastante entusiasmo".

"Em janeiro, a Gol vai ter retomado 90% da nossa oferta doméstica pré-pandemia. Salvador, em janeiro, terá 120% em relação ao período pré-pandemia, ou seja, tá acima da média. O nível de recuperação da capital baiana vai superar o período pré-pandemia e é um dos poucos aeroportos da rede da Gol a fazer isso", completou.

Marcus Campos, gerente de marketing e promoção aérea do Salvador Bahia Airport, também comemorou a nova rota e apontou Salvador um dos destinos mais procurados da região nordeste.

"A gente tem visto procura crescente para destinos no nordeste, e Salvador tem uma ótima posição por causa de sua localização na região. Existe uma grande diferença em relação ao pré-pandemia por causa dos destinos que estamos atraindo. Então, esses voos diretos facilitam bastante a conectividade. As pessoas estão procurando bastante voos diretos, evitando conexão, evitando opções que exijam deslocamento maior".

Campos destacou o crescimento de destinos no Aeroporto de Salvador. "Essa capilaridade tem tido muito destaque. Começamos isso no verão passado e agora ampliamos os destinos. Em janeiro de 2021 tínhamos 33 destinos e em janeiro de 2022 teremos 37, com uma oferta bem diversificada. Temos novas opções dentro do estado, com a Abaeté fazendo voos para Barra Grande, que é algo inédito e importante por conta da conectividade com o litoral baiano, o maior do Brasil. Além disso tem expansão para mais destinos na região norte com voos para Belém do Pará e Porto Velho, em Rondônia. E tem o crescimento dos destinos que já tinhamos araído no ano passado. Goiânia tinha quatro frequências semanais e passa a ter dois voos por dia".

As obras de requalificação do Salvador Bahia Airport tiveram um papel importante nesse processo de ampliação da malha aérea, segundo o gerente de marketing e promoção aérea. "O crescimento do aeroporo foi vital e determinante para que a gente pudesse absorver essa demanda de novos voos. Hoje temos mais portões de embarque, o que permite vários voos simultâneos num periodo curto, facilitando a conectividade das pessoas. Salvador está figurando como centro de conexão no Brasil que permite que pessoas do sul e do centro-oeste, por exemplo, possam se conectar não só com a Bahia, mas com outros estados do nordeste, e isso é muito interessante porque vai diversificando o leque de destinos que temos no aeropoto de Salvador".

Chefe de gabinete da Secretaria Estadual de Turismo, Giulianna Britto comemorou a nova rota que passa a operar e destrinchou a importância da promoção do turismo da Bahia. "No eixo promoção, nós estamos trabalhando todos os mercados emissores para o fomento do turismo no nosso estado. Estamos com participação em diversas feiras e eventos relevantes pra ampliação do fluxo turístico no estado da Bahia".

"Nós já estamos presenciando o crescimento desse fluxo, mas a retomada é gradual diante do processo que vivemos em razão da pandemia. É claro, pelos indicadores de desempenho da atividade turística, que existe essa movimentação. Estamos vendo pelos números que as pessoas estão visitando a Bahia, desejando o destino baiano. Provavalmente essa ampliação vai se dar e a Gol, que tem um hub conosco ampliando mais a malha aérea, so vem melhorar as possibilidades e o crescimento do nosso fluxo", acrescentou.

Outro ponto abordado durante o voo inaugural: o crescimento da ocupação hoteleira na capital baiana. Sobre esse fato, Antônio Barreto Júnior, diretor de turismo da Prefeitura de Salvador, tem relação direta com o aumento da oferta de voos. "A gente acabou de receber os resultados consolidados de nossas três pesquisas de demandas turísticas, que demonstrou increemnto grande de turistas vindo para capital baiana por via aérea. A ampliação da malha da Gol é de fundamental importância para tornar Salvador cada vez mais atrativa a partir do momento que tem a conectividade, que é um dos principais pilares do turismo, você aumenta consideravelmente o fluxo turístico na cidade", afirmou ao BNews.

Barreto afirmou que Salvador já atingiu taxa de ocupação hoteleira semelhante a registrada antes da pandemia: "De agosto para novembro nós crescemos a taxa de ocupação media na cidade em 70%. Estamos com a taxa de ocupação em Salvador exatamente igual ao que estávamos em 2019, antes da pandemia, e isso demonstra Fábio Mota e na gestão do prefeito Bruno Reis tem dado resultados significativos".

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp