BNews Turismo

Representantes baianos vão à Brasília em defesa do setor de turismo

Divulgação
A reunião em prol do Programa Emergencial de Recuperação do Setor de Eventos aconteceu nesta  |   Bnews - Divulgação Divulgação

Publicado em 28/03/2024, às 19h31   Melissa Lima


FacebookTwitterWhatsApp

Nesta quarta-feria (27), representantes da Associação Brasileira da Indústria de Hotéis (ABIH-BA), Regional Bahia, estiveram em Brasília com à Frente Parlamentar Mista da Hotelaria Brasileira (FPhotel), para participarem da Comissão Geral no Plenário da Câmara dos Deputados em defesa do Programa Emergencial de Recuperação do Setor de Eventos (Perse).

Inscreva-se no canal do BNews no WhatsApp!

Na ocasião, foram debatidos os impactos sobre os setores de turismo, hotéis e eventos diante da medida provisória 1202/2023 que determina a extinção do programa. Além disso, foi apresentado um novo Projeto de Lei (1026/2024) que causou grande insatisfação ao setor diante das restrições severas impostas.

O encontro reuniu mais de mil empresários entre hoteleiros, representantes de entidades de classe e sindicatos laborais de todo o Brasil, com a participação de mais de 200 parlamentares.

Estiveram presentes o presidente da ABIH-BA, Wilson Spagnol, e o presidente da ABIH Extremo Sul da Bahia, Vinícius de Oliveira. De acordo com Spagnol, o governo quebrou um acordo feito no ano passado com o Congresso Nacional e o setor de turismo ao editar a MP em dezembro.

O Perse foi criado com o objetivo de amparar os setores de eventos e turismo, que estão entre os mais impactados pela pandemia de Covid-19, e que foram também os que mais tardaram a se recuperar.

"Neste contexto, o Perse tem sido absolutamente fundamental no processo de retomada e recuperação das atividades turísticas e de eventos, sendo um grande catalisador das atividades, na geração de emprego e renda aos municípios e estados.", disse o presidente da ABIH-BA.

Ele ainda completou falando sobre os pontos de discordância do setor em relação à nova proposta.

A nova proposta representa grande risco de frear e causar retrocessos nesse processo, e consequentemente penalizar novamente um dos setores mais importantes em todos os aspectos ao nosso estado, e seguramente os mais fortemente impactados durante e após a pandemia de COVID-19".

Spagnol afirma ainda que, pela sobrevivência das empresas do turismo, o setor não aceitará nada menos do que a manutenção integral do programa original do Perse. Caso contrário, será uma tragédia para o setor.

"A luta da ABIH-BA continua e convocamos todo o setor a continuar nessa batalha. Iremos à Brasília tantas vezes quantas forem necessárias, para o bom embate do diálogo e da persuasão".

A ABIH Bahia participa ativamente da mobilização e luta pela manutenção do Perse desde a publicação da Medida Provisória 1202/2023, no fim de dezembro do ano passado, que revogava os benefícios do Perse.

No dia 06/02/2024, a entidade publicou carta aberta direcionada aos deputados federais e senadores da bancada da Bahia e nos dia 05 e 06/03, esteve em Brasília para mobilização junto aos governantes que contribuiu para que o governo recuasse no cancelamento do programa.

"O Congresso Nacional tem demonstrado verdadeiramente ser parceiro do turismo brasileiro. Confiamos firmemente que estarão novamente do lado certo, o de manter as empresas saudáveis e a geração e manutenção de emprego e renda", concluiu o presidente.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp