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Saiba o que faz um hotel ser considerado cinco estrelas no Brasil

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Categorização do Ministério do Turismo estabelece critérios para um hotel ser cinco estrelas  |   Bnews - Divulgação Divulgação Rede Tauá

Publicado em 09/10/2022, às 16h15   Redação BNews



Muita gente se pergunta, mas poucas pessoas sabem quais características de fato colocam um hotel no patamar de cinco estrelas. Hoje, em sites de reservas e nas avaliações do Google, é possível consultar centenas de avaliações de outros hóspedes antes de reservar um quarto e as próprias plataformas têm seus sistemas de classificação — a Booking, por exemplo, utiliza estrelas.

Mas, para unificar os critérios para a categorização de hotéis, o Ministério do Turismo criou o Sistema Brasileiro de Classificação dos Meios de Hospedagem (SBClass), que define quais são as características de um estabelecimento para que ele tenha uma, duas, três, quatro ou cinco estrelas.

Desde 2016, porém, a pasta não emite e nem renova certificados, portanto, na prática, os hotéis que exibem suas estrelas não significam nada oficialmente.

Elas ainda podem servir como um guia para os hóspedes entenderem a infraestrutura de cada hotel. Confira o que a classificação original do Ministério do Turismo estabelecia:


Uma estrela


Serviço de recepção aberto por 12 horas e acessível por telefone durante 24 horas;
Serviço de guarda dos valores dos hóspedes;
Área útil da UH, exceto banheiro, com 9 m² (em no mínimo 65% das UH);
Banheiros nas UH com 2 m² (em no mínimo 65% das UH);
Troca de roupas de cama uma vez por semana;
Serviço de café da manhã;
Medidas permanentes para redução do consumo de energia elétrica e de água;
Medidas permanentes para o gerenciamento de resíduos sólidos, com foco na redução, reuso e reciclagem;
Monitoramento das expectativas e impressões do hóspede em relação aos serviços ofertados, incluindo meios para pesquisar opiniões, reclamações e solucioná-las.


Duas estrelas


Serviço de recepção aberto por 12 horas e acessível por telefone durante 24 horas;
Serviço de guarda dos valores dos hóspedes
Área útil da UH, exceto banheiro, com 11 m² (mínimo 70%);
Banheiro nas UH com 2 m² (em no mínimo 70% das UH);
Troca de roupas de cama duas vezes por semana;
Sala de estar com televisão;
Serviço de café da manhã;
Pagamento com cartão de crédito ou de débito;
Medidas permanentes para redução do consumo de energia elétrica e de água;
Medidas permanentes para o gerenciamento de resíduos sólidos, com foco na redução, reuso e reciclagem;
Monitoramento das expectativas e impressões do hóspede em relação aos serviços ofertados, incluindo meios para pesquisar opiniões, reclamações e solucioná-las.


Três estrelas


Serviço de recepção aberto por 18 horas e acessível por telefone durante 24 horas
Serviço de mensageiro no período de 16 horas;
Área útil da UH, exceto banheiro, com 13 m² (mínimo 80%);
Banheiro nas UH com 3 m² (mínimo 80% das UH);
Troca de roupas de cama em dias alternados;
Troca de roupas de banho diariamente;
Serviço de lavanderia;
Sala de estar com televisão;
Televisão em 100% das UH;
Canais de TV por assinatura em 100% das UH;
Acesso à internet nas áreas sociais e nas UH;
Serviço de facilidades de escritório virtual;
Minirrefrigerador em 100% das UH;
Climatização (refrigeração/ventilação forçada/calefação) adequada em 100% das UH;
Restaurante;
Serviço de café da manhã;
Área de estacionamento;
Programa de treinamento para empregados;
Medidas permanentes para redução do consumo de energia elétrica e de água;
Medidas permanentes para o gerenciamento de resíduos sólidos, com foco na redução, reuso e reciclagem;
Monitoramento das expectativas e impressões do hóspede em relação aos serviços ofertados, incluindo meios para pesquisar opiniões, reclamações e solucioná-las;
Pagamento com cartão de crédito ou de débito.


Quatro estrelas

Serviço de recepção aberto por 24 horas;
Serviços de mensageiro no período de 24 horas;
Serviço de cofre em 100% das UH para guarda dos valores dos hóspedes;
Área útil da UH, exceto banheiro, com 15 m² (mínimo 90%);
Banheiros nas UH com 3 m² (mínimo 90%);
Berço para bebês, a pedido;
Facilidades para bebês (cadeiras altas no restaurante, facilidades para aquecimento de mamadeiras e comidas, etc);
Café da manhã na UH;
Serviço de refeições leves e bebidas nas UH (room service) no período de 24 horas;
Troca de roupas de cama e banho diariamente;
Secador de cabelo à disposição sob pedido;
Serviço de lavanderia;
Televisão em 100% das UH;
Canais de TV por assinatura em 100% das UH;
Acesso à internet nas áreas sociais e nas UH;
Mesa de trabalho, com cadeira, iluminação própria, e ponto de energia e telefone, nas UH, possibilitando o uso de aparelhos eletrônicos pessoais;
Sala de ginástica/musculação com equipamentos;
Serviço de facilidades de escritório virtual;
Minirrefrigerador em 100% das UH;
Climatização (refrigeração/calefação) adequada em 100% das UH;
Restaurante;
Serviço de alimentação disponível para café da manhã, almoço e jantar;
Serviço à la carte no restaurante;
Bar;
Área de estacionamento com serviço de manobrista;
Mínimo de três serviços acessórios oferecidos em instalações no próprio hotel (por exemplo: salão de beleza, baby-sitter, venda de jornais e revistas, farmácia, loja de conveniência, locação de automóveis, reserva em espetáculos, agência de turismo, transporte especial, etc);
Medidas permanentes para redução do consumo de energia elétrica e de água;
Medidas permanentes para o gerenciamento de resíduos sólidos, com foco na redução, reuso e reciclagem;
Monitoramento das expectativas e impressões do hóspede em relação aos serviços ofertados, incluindo meios para pesquisar opiniões, reclamações e solucioná-las;
Programa de treinamento para empregados;
Medidas permanentes de seleção de fornecedores (critérios ambientais, socioculturais e econômicos) para promover a sustentabilidade;
Medidas permanentes de sensibilização para os hóspedes em relação à sustentabilidade;
Pagamento com cartão de crédito ou de débito.


Cinco estrelas


Serviço de recepção aberto por 24 horas;
Serviço de mensageiro no período de 24 horas;
Serviço de cofre em 100% das UH para guarda dos valores dos hóspedes;
Área útil da UH, exceto banheiro, com 17 m²;
Colchões das camas com dimensões superiores ao padrão nacional;
Banheiro nas UH com 4 m²;
Disponibilidade de UH com banheira;
Roupão e chinelo em 100% das UH;
Berço para bebês, a pedido;
Facilidades para bebês (cadeiras altas no restaurante, facilidades para aquecimento de mamadeiras e comidas, etc)Café da manhã nas UH;
Serviço de refeições leves e bebidas nas UH (room service) no período de 24 horas;
Troca de roupas de cama e banho diariamente;
Secador de cabelo à disposição sob pedido;
Serviço de lavanderia;
Televisão em 100% das UH;
Canais de TV por assinatura em 100% das UH;
Acesso à internet nas áreas sociais e nas UH;
Mesa de trabalho com cadeira, iluminação própria, e ponto de energia e telefone, nas UH, possibilitando o uso de aparelhos eletrônicos pessoais;
Sala de ginástica/musculação com equipamentos;
Serviço de facilidades de escritório virtual;
Salão de eventos;
Serviço de guest relation/concierge;
Minirrefrigerador em 100% das UH;
Climatização (refrigeração/calefação) adequada em 100% das UH;
Restaurante;
Serviço de alimentação disponível para café da manhã, almoço e jantar;
Serviço à la carte no restaurante;
Preparação de dietas especiais (vegetariana, hipocalórica, etc);
Bar;
Área de estacionamento com serviço de manobrista;
Mínimo de seis serviços acessórios oferecidos em instalações no próprio hotel (por exemplo: salão de beleza, baby-sitter, venda de jornais e revistas, farmácia, loja de conveniência, locação de automóveis, reserva em espetáculos, agência de turismo, transporte especial, etc);
Medidas permanentes para redução do consumo de energia elétrica e de água;
Medidas permanentes para o gerenciamento de resíduos sólidos, com foco na redução, reuso e reciclagem;
Monitoramento das expectativas e impressões do hóspede em relação aos serviços ofertados, incluindo meios para pesquisar opiniões, reclamações e solucioná-las;
Programa de treinamento para empregados;
Medidas permanentes de seleção de fornecedores (critérios ambientais);
Medidas permanentes de sensibilização para os hóspedes em relação à sustentabilidade;
Pagamento com cartão de crédito ou de débito.

Classificação Indicativa: Livre

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