BNews Turismo

Secretaria de Turismo realiza ações para impulsionar etnoturismo na Bahia; confira

Divulgação /  Setur-Ba
Setur-BA planeja disponibilizar cursos gratuitos na Reserva Pataxó da Jaqueira, localizada em Porto Seguro  |   Bnews - Divulgação Divulgação / Setur-Ba

Publicado em 03/08/2023, às 15h01   Téo Mazzoni


FacebookTwitterWhatsApp

Com o objetivo de fortalecer o setor, a Secretaria de Turismo do Estado da Bahia (Setur-BA) planeja disponibilizar cursos gratuitos na Reserva Pataxó da Jaqueira, localizada em Porto Seguro, na zona turística Costa do Descobrimento. Estes cursos visam capacitar e aprimorar gestores públicos, empreendedores e profissionais indígenas envolvidos no ramo do etnoturismo.

Os tópicos abordados abrangem a história dos povos originários, práticas de desenvolvimento sustentável e aprimoramento do atendimento aos visitantes. As atividades de capacitação têm previsão de início para o mês de setembro.

"O primeiro passo foi fazer a pesquisa sobre as características das atividades turísticas já desenvolvidas pelos indígenas e as potencialidades que ainda não foram exploradas. Agora, vamos dialogar com as lideranças para começar os cursos na Jaqueira e depois alcançar todas as aldeias", pontuou a superintendente de Serviços Turísticos da Setur-BA, Fabíola Mandarine.

Clique aqui e se inscreva no canal do BNews no Youtube!

Além disso, a Secretaria promove a divulgação das diversas experiências que os turistas podem vivenciar na região onde o Brasil foi historicamente descoberto, marcando presença em importantes feiras do setor, tanto em âmbito nacional quanto internacional. Um dos destaques é o itinerário que oferece uma imersão na vida cotidiana de uma aldeia indígena, explorando suas ricas tradições culturais, aspectos religiosos e culinária típica, sendo particularmente atrativo para visitantes estrangeiros.

A Reserva da Jaqueira intensifica a oferta de experiências no segmento de etnoturismo, graças à recente inauguração de dois kijêmes (alojamentos) destinados à hospedagem de turistas, juntamente com a inauguração do novo Portal Receptivo, iniciativas realizadas pelo Governo do Estado em parceria com a Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR), vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR). A cerimônia de abertura dos kijêmes ocorreu durante o Aragwaksã, um evento festivo que celebra as lutas e conquistas do povo Pataxó e contou com a presença e participação da Setur-BA.

"Há 25 anos realizamos essa festa tradicional, que atrai pesquisadores e turistas. Com os novos equipamentos, melhoramos a infraestrutura para atrair um número maior de visitantes, que agora poderão se hospedar na Reserva", declarou o presidente do Instituto de Etnoturismo, Juari Braz Pataxó.

"O Governo da Bahia tem compromisso com a valorização dos povos originários, que tanto emocionam os turistas. Diversas secretarias se mobilizam para ações transversais, cujo resultado é o aquecimento da indústria do turismo, gerando novos empregos e mais receita", ressaltou o titular da Setur-BA, Maurício Bacelar, que participou das festividades em Porto Seguro.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp