BNews Turismo

Serra do Curral em BH é coberta por 'cascata de nuvens'; entenda o fenômeno

Reprodução
Habitantes da região ficaram surpresos com a ocorrência do fenômeno raro  |   Bnews - Divulgação Reprodução

Publicado em 05/09/2023, às 15h52   Téo Mazzoni



Uma densa névoa envolveu a Serra do Curral, localizada na Região Centro-Sul de Belo Horizonte, na manhã desta segunda-feira (4). Este icônico relevo natural serve como um cenário que emoldura parcialmente a cidade e pode ser apreciado de várias perspectivas. Os habitantes da região ficaram surpresos com a ocorrência desse fenômeno raro, que se assemelhava a uma verdadeira "cascata de nuvens".

Clique aqui e se inscreva no canal do BNews no Youtube!

Esse fenômeno meteorológico é conhecido como "nuvem orográfica". Ele se desenvolve quando a umidade é bloqueada por uma barreira natural, como no caso da imponente Serra do Curral. Consequentemente, o vapor de água presente na atmosfera se condensa, criando essa impressionante nebulosidade que encantou a todos os espectadores.

"O ar úmido chega na encosta da montanha e ao subir ele esfria. Ele forma uma nuvem de superfície, um nevoeiro bem denso. Ao passar sobre a montanha e descer, dá aquela sensação de queda e a nuvem some. Isso por que no aquecimento ela vai evaporar novamente e aí o vapor d'água a gente não vê", explicou a meteorologista do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), Anete Fernandes.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp