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Sete novos roteiros do turismo rural estão sendo capacitados para aprimorar os empreendimentos

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Rotas selecionadas este ano contemplam quatro cadeias produtivas  |   Bnews - Divulgação Divulgação / FelixMittermeier - Pixabay

Publicado em 19/07/2022, às 17h26   Redação BNews



Sete roteiros turísticos selecionados na segunda edição do Projeto Experiências do Brasil Rural (EBR 2022) começaram a receber suporte técnico para auxiliar na estruturação dos empreendimentos e na comercialização de produtos e serviços. O projeto é feito em parceria entre o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), o Ministério do Turismo (MTur) e a Universidade Federal Fluminense (UFF/ RJ).

O projeto é coordenado pela UFF, com apoio técnico da Secretaria da Agricultura Familiar (SAF) do Mapa, para capacitar comerciantes, empresários e produtores rurais a criar e aprimorar experiências turísticas adequadas à comercialização. Os sete roteiros selecionados este ano passaram pela fase de pesquisa diagnóstica para determinar o potencial de cada roteiro turístico para agregar valor aos serviços e produtos da agricultura familiar.

A próxima etapa é um plano de ação elaborado com os possíveis gargalos e as vantagens competitivas a serem trabalhados por cada rota turística com intuito de oferecer para os visitantes uma experiência no campo única.

Os roteiros de viagem selecionados incluem negócios da agricultura familiar em diferentes partes do país. Os roteiros turísticos deste ano contemplam quatro cadeias produtivas (café, cachaça, farinha de mandioca e mel), beneficiando 26 propriedades familiares com 89 áreas turísticas voltadas para hospedagem, alimentação, entretenimento, entre outros.

Os roteiros selecionados para receber o apoio técnico este ano são: 

Rota Turística do Café (SP)

Roteiro do Café e do Vinho (SP)

Do Genoma à Xícara (SP)

Caminhos de Dona Francisca (SC)

Rota Verde do Café (CE) 

Rota do Engenho (SE)

Rota Caminhos da Serra de Itabaiana (SE)

O projeto é resultado de Acordo de Cooperação Técnica, firmado entre os ministérios, em outubro de 2020, com o objetivo de fomentar o turismo em áreas rurais do país, impulsionando a promoção e a comercialização de produtos, serviços e destinos da agricultura familiar.  

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