BNews Turismo

Setor de turismo baiano registra bons números em janeiro de 2023; saiba detalhes

Joel santana Joelfotos / pixabay
De acordo com dados divulgados pelo IBGE, houve uma alta de 14,5% no volume de atividades turísticas em janeiro de 2023  |   Bnews - Divulgação Joel santana Joelfotos / pixabay

Publicado em 19/04/2023, às 19h56   Cadastrado por Téo Mazzoni


FacebookTwitterWhatsApp

O setor de turismo baiano está em alta desde o início do ano. De acordo com dados divulgados pelo IBGE, houve uma alta de 14,5% no volume de atividades turísticas em janeiro de 2023, frente ao mesmo período do ano passado. Destaca-se que em janeiro de 2022, o segmento já havia registrado uma forte elevação de 21,4%, ou seja, há um crescimento sobre uma base de comparação forte.

Além disso, esse desempenho põe o turismo baiano como destaque entre os principais grupos econômicos do estado. Isso porque, em janeiro, o setor teve o seu melhor resultado para o mês da série histórica, iniciada em 2011.

"Os serviços, de maneira geral, tiveram em janeiro o melhor resultado para o mês desde 2017. O comércio supera somente janeiro do ano passado e perde para o primeiro mês de 2021. E a indústria aponta recuo na comparação com janeiro de 2022", analisa o consultor econômico da Fecomércio-BA, Guilherme Dietze.

Os dados da BRAZTOA (Associação Brasileira de Operadores de Turismo) também confirmam o destaque do turismo baiano. Segundo o relatório anual divulgado neste mês, Salvador foi o destino doméstico mais vendido pelos associados no ano passado.

As informações de movimentações nos aeroportos seguem na mesma linha de um desempenho positivo. No primeiro bimestre, os quatro principais aeroportos do estado (Salvador, Porto Seguro, Ilhéus e Vitória da Conquista) tiveram, entre embarques e desembarques, 172,3 mil passageiros, um aumento anual de 2,2%, segundo dados coletados pelo OT- Observatório do Turismo da Bahia, da Secretaria de Turismo.

Clique aqui e se inscreva no canal do BNews no Youtube!

"Os dados de pedágio também são muito relevantes para entender o setor, pois indicam a movimentação de veículos pelo estado e estão muito relacionados ao tráfego de turistas", analisa o economista.  Ainda segundo dados obtidos através do OT, no primeiro bimestre deste ano passaram 12,8 milhões de veículos por praças de 3 Concessionárias (Bahia Norte, Litoral Norte e Via Bahia), um crescimento de 11,1% em relação ao mesmo período do ano anterior.

Outro segmento relevante para o turismo são os meios de hospedagem. A taxa de ocupação do primeiro bimestre foi de 70,1%, a maior desde 2020. Apesar da taxa ainda ser inferior ao nível pré-pandemia, por outro lado, a receita por quarto disponível subiu 7,5% em termos reais, já descontada a inflação, em relação ao mesmo período de 2020, dando um ganho aos empresários do setor, que têm tido dificuldades com o aumento de custos operacionais. Aumento da ocupação e receita, sinal do aquecimento da demanda.

"Portanto, o turismo tem se destacado como um grande motor da economia baiana. Esses dados mais recentes, das mais diversas fontes e de segmentos ecléticos, confirmam o momento favorável que deve seguir ao longo de 2023. E os gestores públicos devem redobrar a atenção com o setor, grande gerador de emprego e renda, para estimular ainda mais as atividades, com investimentos em infraestrutura, redução de burocracias e incentivos", salienta Dietze.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp