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Setor de turismo se moderniza para conquistar cliente digital

Agência Brasil
Agências de viagens e companhias aéreas estão customizando seus sites com base na inteligência artificial para entregar um processo de venda mais eficiente  |   Bnews - Divulgação Agência Brasil

Publicado em 17/07/2022, às 18h31   Redação


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As empresas de turismo estão investindo nos canais de venda em formato digital para atender com mais agilidade os clientes e aproveitar para recuperar o mercado do turismo que sofreu com os dois anos de pandemia. Para as operadoras, esse é o novo viés do mercado. "No turismo é a mesma coisa: é levar essa comodidade para o cliente para você conseguir se tornar competitivo", afirmou o CEO da Paytour (gestora de reservas online), Marcus Borges.

De acordo com a Folha de São Paulo, assim como as agências de viagens, as companhias aéreas estão customizando seus sites com base na inteligência artificial. Dessa forma,os usuários recebem notificações de ofertas conforme o seu perfil de busca no banco de dados da empresa.

No quesito agências de viagens, a CVC e a 123 Milhas foram consideradas as melhores, segundo uma pesquisa realizada pela Datafolha entre os dias 21 e 28 de março desse ano, entrevistando 1.500 brasileiros. As empresas foram citadas por 10% e 9% dos entrevistados, respectivamente.

"Hoje um cliente pode assistir a um anúncio na TV e conversar com a loja via WhatsApp. Da mesma forma, ele pode decidir se inicia o atendimento pelo site ou se quer o apoio de uma loja física", explicou a diretora de marketing da CVC Corp, Nathalia Torres. A empresa pretende investir, ainda esse ano, R$150 milhões e a maior parte desse orçamento será direcionado à área de tecnologia da CVC. Com mais de 1.200 franquias, o plano da agência é unificar as bases de dados dos consumidores de lojas físicas e de seu site.

Já a 123 Milhas, concorrente da CVC, foca em publicidade. Muito presente em anúncio na TV e nas redes, a empresa não quis comentar sua estratégia. Mas, é possível dizer que entre os métodos utilizados por ela está o uso de celebridades em suas campanhas como os sertanejos Zezé di Camargo e Sorocaba (da dupla com Fernando).

"Se tem alguém martelando na sua cabeça que vende mais barato e explicando as razões para isso, você acaba convencido", disse a professora de turismo da Universidade Federal do Paraná, Juliana Medaglia.

Ainda segundo a pesquisa, o site da Gol se destacou com 12% das menções dos entrevistados, como melhor companhia aérea brasileira. A empresa disse que 66% dos check-in já são realizados por meio digital pelos clientes e mais de um terço das vendas diretas são feitas pelo celular. "O que fazemos hoje é personalizar os canais para cada indivíduo e não oferecer um mesmo serviço para clientes parecidos" explicou o vice-presidente Comercial, de Marketing e de Clientes da GOL, Eduardo Bernardes. “Precisamos da inteligência artificial para entregar aos clientes o processo de compra mais eficiente”, concluiu.

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