BNews Turismo
O turismo cearense cresceu 6,9% no terceiro trimestre (julho a setembro) de 2024. Segundo o levantamento do Índice de Atividades Turísticas (Iatur), feito a partir de dados da Pesquisa Mensal de Serviços (PMS) do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). O desempenho cearense superou os índices nacional (2,4%); da Bahia (3,5%) e de Pernambuco (0,0%).
A secretária de Turismo do Ceará, Yrwana Albuquerque, celebrou os resultados: “O turismo cearense tem mostrado desempenho notável, liderando entre os destinos do Nordeste. Isso reflete a liderança do governador Elmano de Freitas nas ações que têm impulsionado a atração de visitantes nacionais e estrangeiros, reforçado pela crescente movimentação de turistas internacionais entre os estados do Norte e Nordeste, um indicador igualmente relevante”, destacou a titular da Setur.
Ver essa foto no Instagram
De acordo com o analista de Políticas Públicas do Instituto de Pesquisa e Estratégia Econômica do Ceará (Ipece), Daniel Suliano, autor do estudo, o crescimento do setor cearense pode ser considerado excelente, mais ainda porque no segundo trimestre de 2024 o Ceará já havia “apresentado um desempenho notável no setor turístico”.
No primeiro trimestre do ano, observa o analista, o Ceará já vinha demonstrando sinais de recuperação econômica e aumento no fluxo turístico. Mas, foi no terceiro trimestre que esses esforços se consolidaram, resultando em um crescimento superior ao dos trimestres anteriores, sempre quando comparado ao mesmo período do ano anterior.
Classificação Indicativa: Livre
Bom e Barato
Metade do preço
Imperdível
Muito barato
Café perfeito