BNews Turismo

Turismo na Bahia avança mais do que a média nacional entre janeiro e novembro de 2023, aponta IBGE

Reprodução // Rovena Rosa // Ag. Brasil
Dados do IBGE mostram alta de 12,6% no setor de turismo  |   Bnews - Divulgação Reprodução // Rovena Rosa // Ag. Brasil
Rafael Albuquerque

por Rafael Albuquerque

[email protected]

Publicado em 22/01/2024, às 14h32


FacebookTwitterWhatsApp

Dados divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) mostram que no acumulado entre janeiro e novembro de 2023, o índice de atividades turísticas no Brasil registrou alta de 7,5%, frente ao ano anterior. Entre os estados com maior destaque aparece a Bahia, com crescimento maio do que a média nacional, com 12,6%, ficando atrás somente de Minas Gerais.

Se inscreva no canal do BNews no Youtube!

Os dados mostram que 11 dos 12 locais investigados registraram taxas positivas, onde sobressaíram os ganhos vindos e Minas Gerais (16,5%), Bahia (12,6%), Rio de Janeiro (11,6%), Paraná (11,4%) e São Paulo (6,8%). O único resultado negativo foi do Ceará (-2,1%).

Já em sete das 12 unidades da federação pesquisadas pelo IBGE houve avanços nos serviços voltados ao turismo, com destaque para São Paulo (5,0%), Rio de Janeiro (10,1%) e Minas Gerais (10,4%). Já os principais impactos negativos foram no Ceará (-18,7%) e Rio Grande do Sul (-6,2%). Outros dados Outros indicadores observados no mesmo período inspiram otimismo.

O destaque está no aumento da receita obtido por empresas dos ramos de locação de automóveis, serviços de bufê, hotéis, agências de viagens, transporte aéreo, restaurantes e rodoviário coletivo de passageiros. Ainda segundo a PMS (Pesquisa Mensal de Serviços), realizada todos os meses pelo IBGE, novembro apresentou retração de 2,4% em relação a outubro, e alta de 2,8% em relação ao mesmo mês de 2022.

O ministro do Turismo, Celso Sabino, comemorou os resultados apresentados pelo setor no ano passado. “O ano de 2023 marcou nosso setor, que já demonstra que o impacto da pandemia está no passado. Temos todas as boas condições de, nesse ano, avançarmos, fortalecendo o turismo nacional e contribuindo com o aumento da abertura de postos de trabalho e de renda para o brasileiro”, afirma.

Segundo levantamento do Bacen (Banco Central do Brasil), turistas estrangeiros foram responsáveis pelo incremento de R$ 30,8 bilhões na economia nacional, representando alta de 40,3% em relação ao período de janeiro a novembro de 2022. Até o penúltimo mês de 2023, segundo o Painel de Chegadas da Embratur, mais de 5,2 milhões de visitantes estrangeiros desembarcaram no Brasil. Esse é o melhor resultado nos últimos três anos para o setor.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp