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Publicado em 17/03/2023, às 15h22 Natane Ramos
De acordo com estudos realizados pela Fecomércio-BA (Federação filiada à CNC), a inflação dos produtos ligados à Páscoa subiu 12,21% em comparação a 2023, registrando quase o dobro da inflação do ano passado.
Segundo o consultor econômico da Fecomércio-BA, Guilherme Dietze, um dos produtos que estão mais caros para a produção dos alimentos típicos é a cebola. “O grande vilão é a cebola com aumento médio de 40,95% em 12 meses. Além da menor oferta prevista no Nordeste, as chuvas de verão na região Sudeste também atrapalharam a colheita e a distribuição entre as centrais de abastecimento”, detalha Guilherme.
O peixe subiu 1,96% em um ano e o arroz ficou 16,28% mais caro, o que representa uma desvantagem para o consumidor. Entre os produtos que representaram uma queda positiva para o consumidor, estão o tomate, com queda de 6,04% e o azeite de oliva, com queda de 4,37%.
O economista ainda comentou sobre outros produtos consumidos com mais afinco na festividade, e sobre como está o impacto da inflação sobre eles. “Tratando de outro produtos relevante para o período, o chocolate, este também está com preço médio mais salgado. O chocolate e acholatado em pó teve aumento de 22,15% em um ano e o chocolate em barra e bombom subiram, em média, 11,02%”, alertou.
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