BNews Agro

Bahia confirma primeiro foco de ferrugem asiática da soja na safra 2025/2026

A praga Phakopsora pachyrhizi foi identificada em Correntina, afetando o calendário agrícola 2025/2026 na Bahia  |  Divulgação/ Seagri

Publicado em 19/02/2026, às 11h47   Divulgação/ Seagri   Lucas Pacheco

A Agência Estadual de Defesa Agropecuária da Bahia (ADAB) confirmou o registro do primeiro foco de "Ferrugem Asiática" da soja, relacionada ao calendário agrícola 2025/2026 do Estado da Bahia. Com o nome científico de Phakopsora pachyrhizi, a "Ferrugem Asiática" é a praga mais severa da soja, com potencial de reduzir a produtividade em até 90%. 

Receba as principais notícias de Política no canal do BNews no WhatsApp

Siga o BNews no Google e receba as principais notícias no seu celular

O foco foi identificado em uma propriedade rural da cidade de Correntina, no oeste baiano, dentro da área do Território de Identidade Bacia do Rio Corrente. A confirmação ocorreu no final de janeiro, após análise laboratorial, feita em laboratório oficial, do material vegetal coletado. 

Foi a própria ADAB, por meio do Projeto de Manejo da Ferrugem Asiática da Soja, executado pela Diretoria de Defesa Sanitária Vegetal (DDSV), em parceria com a Associação de Agricultores Irrigantes da Bahia (AIBA).

Com a confirmação do foco, a Agência Estadual de Defesa Agropecuária da Bahia orienta produtores rurais, técnicos e responsáveis técnicos a intensificarem o monitoramento das lavouras e a adotarem medidas de manejo fitossanitário previstas na legislação, o que inclui o cumprimento do vazio sanitário e do calendário de semeadura estabelecidos para a cultura da soja no estado da Bahia.

A Ferrugem Asiática é uma das principais doenças que afetam a cultura da soja e sua ocorrência está associada a condições climáticas favoráveis, como umidade elevada e temperaturas amenas. O impacto da praga varia de acordo com o estágio da cultura e as condições ambientais.

Classificação Indicativa: Livre


TagsBahiaRiocalendárioAdablegislaçãocorrentesojacorrentinaferrugemdoençasbaciaagricultoresvaziosemeadurasanitárioprodutividademanejofitossanitárioAsiáticaPhakopsoraPachyrhizi

Leia também


Agronegócio registra aumento no número de empregos do 3º trimestre de 2025


BNews Agro: Alta dos juros no Brasil e nos EUA dificulta a vida do produtor rural; entenda