BNews Agro

Criação de búfalas aumenta em 80% o retorno financeiro do produtor brasileiro

Criação de búfalas é estratégia adotada na economia brasileira  |  Divulgação / Pixabay

Publicado em 28/09/2023, às 10h07 - Atualizado às 10h44   Divulgação / Pixabay   Cadastrado por Verônica Macêdo

Criação de búfalas é estratégia adotada na economia brasileira, pois aumenta em 80% o retorno financeiro do produtor nacional. Dessa forma, a atividade já se tornou uma importante fonte de renda para pequenos criadores e abastece laticínios do Vale do Ribeira, no sul de São Paulo.

“O búfalo é um animal que veio para ficar. Ele não depende de muito medicamento, é um animal rústico, que não tem grande despesa, não exige muito, com um temperamento excelente”, dizem produtores do Vale do Ribeira, em reportagem ao Globo Rural.

Atualmente, com 52,6 mil bubalinos, a localidade concentra mais de 42% de todo o rebanho do Estado paulista. Existem cerca de 600 propriedades, grande parte de pequeno porte, que trabalham somente com búfalos. Cada uma tem, em média, cem animais, afirma a reportagem.

O potencial da atividade chama a atenção no quesito de produção de leite e derivados, como o queijo.

Alguns produtores, a exemplo da Levitare, laticínio que hoje produz 190 toneladas de queijos por mês, produzem mais de 35 mil litros de leite por dia e possuem um número superior a 250 fornecedores.

O dono já pretende expandir a produção. “A ideia é chegar a animais com produtividade acima de três mil litros”, diz , ainda em reportagem do Globo Rural, o proprietário da empresa, Jorge Nakid.

Clique aqui e se inscreva no canal do BNews no Youtube!

Classificação Indicativa: Livre


Tags produção queijo leite criação gado animal produtor agronegócios agro Vale do Ribeira Búfalas

Leia também


Projeto de plantio de hortas na laje se destaca na Expo Favela Bahia


Entenda porque as altas temperaturas ameaçam estoques de cerveja no mundo