BNews Agro

Vacinação contra a febre aftosa é prorrogada na Bahia

  |  Reprodução/Adab

Publicado em 30/11/2021, às 06h45   Reprodução/Adab   Redação BNews

A segunda etapa da campanha de vacinação contra a febre aftosa será prorrogada, em todo o estado, até o dia 31 de dezembro. Em atendimento à solicitação da Federação da Agricultura e Pecuária da Bahia (Faeb) e considerando o desabastecimento de vacinas em revendas e distribuidores, a Agência de Defesa Agropecuária da Bahia (Adab) decidiu estender o prazo. Até agora foram comercializadas 2,5 milhões de doses na Bahia e são necessárias 3,7 milhões para atender à demanda da pecuária no estado.

Leia também:

Brasil inicia segunda etapa da campanha de vacinação contra febre aftosa  

Bahia segue há 24 anos sem casos de febre aftosa; vacina é “principal arma” para controlar a doença

Cerca de 47% dos produtores baianos são pequenos pecuaristas que possuem rebanho de até 10 cabeças em suas propriedades. Esses criadores estão com dificuldade de adquirir os frascos com 15 doses porque os laboratórios enviaram, em sua maioria, vacinas com 50 doses por frasco. “Ao ampliar o prazo, estamos tentando facilitar o acesso do pequeno produtor à vacina, enquanto pedimos apoio dos parceiros no diálogo com os laboratórios e distribuidores para atender à demanda da Bahia que é bastante peculiar”, explica o diretor geral da Adab, Oziel Oliveira.

A Agência vem acompanhando o andamento da distribuição de vacinas pelo Sindicato Nacional da Indústria de Produtos para Saúde Animal (Sindan) junto com o Departamento de Saúde Animal (DSA) do Ministério da Agricultura (MAPA). “O propósito de todos é evitar o comprometimento na cobertura vacinal do rebanho e ajudar os pequenos produtores na defesa do seu rebanho contra a febre aftosa na Bahia”, finalizou o diretor de Defesa Animal da Adab, Carlos Augusto Spínola.

Classificação Indicativa: Livre


Tags brasil vacina aftosa agro

Leia também


Justiça volta atrás e concede a ONG guarda de búfalos abandonados


Foco de gripe aviária na França terá animais abatidos e desinfecção


Agricultores familiares de Cruz das Almas são beneficiados com máquinas e equipamentos para melhorar produção