BNews Pet

Você entende os sinais de angústia que seu cachorro dá?

Saiba o que dizem os especialistas sobre os sinais que o cão transmite  |  Pixabay

Publicado em 29/05/2022, às 11h40   Pixabay   Redação BNews

Aproximadamente 23 milhões de famílias nos Estados Unidos passaram a criar animais de estimação durante a pandemia. Ozzy, que é uma mistura de pastor alemão com galgo afegão e chow chow, trouxe alegria para uma dessas família. Em 2021, um estudo descobriu que pessoas que possuíam cães se sentiam mais apoiadas e eram menos propensas a ter sintomas de depressão.

Apesar dos momentos de felicidades, Ozzy às vezes faz coisas como pular na mesa da cozinha para roubar comida ou puxar a coleira como um cão de trenó na hora da caminhada. Por conta disso a família resolveu contratar uma treinadora. A primeira coisa que a profissional fez foi ensinar que provavelmente estavam interpretando erroneamente o comportamento dele.

"Os cães estão sempre se comunicando conosco, mas na maioria das vezes não estamos ouvindo, o que pode levar a problemas comportamentais", disse a treinadora Amber Marino.

Leia também: Pitbull abandonado faz próprio resgate e encanta web; assista

A tutora disse que ficou surpresa ao descobrir que, quando um filhote rola, ele não quer necessariamente uma massagem na barriga. Na verdade, pode ser que ele deseje espaço. "Também achava que, ao abanar o rabo, significa que o cachorro está feliz, mas talvez ele esteja apenas empolgado e prestes a atacar. Para descobrir essas coisas, entrei em contato com vários cientistas que explicaram o que os humanos mais erram", disse.

Como reconhecer os sinais de angústia

Segundo os especialistas, um filhote estressado pode demonstrar isso lambendo os lábios, bocejando, levantando a pata dianteira, soltando pelos, coçando, tremendo ou andando de um lado para o outro.

De acordo com uma reportagem de O Globo, os olhos também podem mudar.

Isso não significa que toda vez que seu cão suspira, boceja ou levanta a pata, ele esteja à beira de um colapso. Cães ofegam quando estão com calor também. Alguns, por exemplo, levantam as patas dianteiras quando sentem um cheiro. Para entender o que a linguagem corporal e o comportamento de um cão estão dizendo, é preciso observar todo o corpo dele e pensar no contexto em que ele está, disse a psicóloga Sarah Byosiere.

Então, se o seu cão está ofegante, mas não está com calor ou sem fôlego, ou se ele boceja mas não parece cansado, este pode ser um sinal de estresse. E, especialmente se esses comportamentos forem combinados ao mesmo tempo, trata-se de um sinal de que o cachorro está desconfortável.

Para a psicóloga Angie Johnston, se o cachorro está com problemas, em primeiro lugar, é preciso descobrir o que pode estar causando o desconforto.

Ainda de acordo com especialistas, os movimentos da cauda são outra coisa que achamos que entendemos, mas normalmente não. Pesquisas sugerem que, se o abanar do rabo se inclina mais para direita, ele fica feliz, mas, se for para a esquerda, ele se sente hostil.

"O equívoco mais comum é que abanar o rabo significa que o cachorro está feliz", disse Johnston. Se o abanar do rabo de um cachorro é fluido e relaxado, então sim, ele provavelmente está contente. Mas, se o rabo está balançando levemente e parece rígido, então pode ser um sinal de que o cão está prestes a ser agressivo.

Como gerenciar a vida social de um cão

Muitos dos erros que cometemos como donos de cães giram em torno de como lidamos com suas interações sociais. Muitas vezes não reconhecemos os sinais – ofegante, abanando o rabo rígido, lambendo os lábios, bocejando – de que eles estão desconfortáveis com outras pessoas ou animais e que precisam de ajuda.

"Provavelmente a pior coisa a fazer é não fazer nada", disse Byosiere. Se você não intervir, também está aumentando o risco de que eles se tornem agressivos.

Não antropomorfize seu filhote

Ainda de acordo com a reportagem de O Globo, outro erro que os tutores podem cometer é supor que os cães gostam das mesmas coisas que nós. Sim, alguns cães adoram ser acariciados e aconchegados. Mas muitos não.

Além disso, a expressão de culpa no rosto do cachorro depois que ele fez algo “ruim” provavelmente não é um sinal de que ele se ressente – na verdade, provavelmente esta é apenas uma reação à sua raiva. Os cães mostram este olhar como uma resposta ao comportamento ou tom de voz do dono, e não ao fazer algo que consideramos errado.

Siga o BNews no Google Notícias e receba os principais destaques do dia em primeira mão!

Classificação Indicativa: Livre


Tags Cachorro cão especialistas sinais

Leia também


Três cidades realizarão 'fusqueatas' com pets em homenagem a Jesse e Shurastey


Hospital Veterinário da Ufba clama por doação de sangue pet: "trabalhamos sempre no limite inferior"