Cidades

Auditoria aponta irregularidades em prefeitura de município baiano; entenda o caso

Prefeito Marcelo Angênica, do município de Itamaraju, foi multato em R$ 3 mil  |  Reprodução/Instagram

Publicado em 17/10/2023, às 21h12   Reprodução/Instagram   Marco Dias

O prefeito Marcelo Angênica, do município de Itamaraju, foi multado em R$ 3 mil por irregularidades apuradas durante a sua gestão em 2017. O Tribunal de Contas dos Municípios da Bahia (TCM-BA) acatou as conclusões contidas em relatório da auditoria realizada na prefeitura de Itamaraju nesta terça-feira (17), referente a gastos realizados no município com serviços de limpeza urbana. 

Inscreva-se no canal do BNews no WhatsApp

A auditoria revelou que os serviços contratados por meio de diferentes modalidades licitatórias estavam em conformidade. Porém, em relação à contratação por dispensa emergencial, o TCM concluiu que a situação de emergência foi artificialmente criada, sendo impossível comprovar que tenha sido causada por circunstâncias fora do controle da administração pública. Além disso, houve falta de detalhamento dos Benefícios e Despesas Indiretas (BDI) e da publicação na imprensa oficial do processo de dispensa. 

Sobre a utilização do pregão como modalidade licitatória, a relatoria considerou a prática regular. No entanto, foram apontadas falhas, como a ausência de instrumentos de controle para assegurar a fiscalização do contrato e a falta de detalhamento do BDI. 

Na Concorrência Pública, não foi possível determinar os custos unitários dos serviços devido à falta de informações nos sistemas SINAPI e PINI, bem como do Diagnóstico do Manejo de Resíduos Sólidos Urbanos 2017 para serviços similares. 

Ainda cabe recurso à decisão. 

Classificação Indicativa: Livre


Tags prefeitura tcm Itamaraju Marcelo Angênica

Leia também


Policial estava por trás da morte de carteiro no sul da Bahia


Entidades de Itamaraju cobram cessão de hospital para combate ao Covid-19; Prefeito se diz aberto a diálogo com Estado