Coronavírus

Covid: Anvisa monitora navio que atracou em Salvador com infectados

A Anvisa também monitora outro navio que chegou em Santos (SP)  |  Divulgação

Publicado em 30/12/2021, às 14h29   Divulgação   Redação BNews

A Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) divulgou nota nesta quinta-feira (30) para informar que monitora os navios que chegaram em portos brasileiros com tripulantes e passageiros infectados com o coronavírus. Uma dessas embarcações está no Porto de Salvador.

“As embarcações permanecem sob supervisão sanitária da Anvisa. Diante do aumento dos números de casos de Covid a bordo e a partir da categorização dos navios quanto ao risco sanitário, a Anvisa adotará as medidas previstas nos normativos vigentes, que podem incluir a necessidade de quarentena ou mesmo de suspensão das atividades”, afirmou a agência em nota.

O MSC Splendida teve que alterar a rota e atracou, nesta quinta, no Porto de Santos, no litoral de São Paulo, com 78 casos de Covid-19 registrados. Até o momento, não estão autorizados novos desembarques ou embarques e o navio deve permanecer atracado em Santos até a finalização da análise dos dados epidemiológicos pelas autoridades de saúde. A embarcação tem cerca de 4 mil pessoas a bordo. Pelo menos 132 pessoas, casos positivos e contactantes, desembarcaram.

Já o navio Costa Diadema, da Costa Cruzeiros, está atracado em Salvador com 56 pessoas infectadas com a doença. O secretário de saúde do município, Léo Prates, informou que a descida desses passageiros está bloqueada. "Junto com o governo do Estado e com a Sesab [Secretaria estadual de Saúde] estamos bloqueando a descida desses passageiros por conta da alta contaminação desse navio até termos toda a segurança", afirmou.

Leia também: Salvador abrirá novos leitos de UTI e enfermagem para tratamento da Covid-19 nesta sexta

'Vão pagar caro': Neonazista envia ameaça a Anvisa e manifesta apoio ao presidente em e-mail

Taxa de ocupação de leitos de UTI pediátricos chega a 95% em Salvador

Covid em Salvador

Salvador registrou, na quarta-feira (29), 74 novos casos da Covid-19 e mais três mortes pela doença nas últimas 24 horas, de acordo com dados da Secretaria Estadual de Saúde (Sesab).

A capital baiana acumula 239.324 casos de coronavírus desde o início da pandemia, e 8.097 mortes por infecção do vírus, até o momento. A cidade ainda registrou uma taxa 59% de ocupação dos leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) adulto destinados a pacientes em tratamento da doença.

Siga o BNews no Google Notícias e receba as principais notícias do dia em primeira mão.

Classificação Indicativa: Livre


Tags Salvador Anvisa navio monitoramento bnews covid

Leia também


João Roma explica por que Brasil não aceitou ajuda da Argentina para municípios baianos atingidos pelas chuvas


‘ACM Neto tenta o milagre de se desassociar da figura de Bolsonaro’, diz Rui Costa


'Bolsonaro não demonstra nenhum sentimento em relação à dor do próximo', diz Rui Costa