Justiça

Amab pede intervenção em representações contra magistrados; saiba motivo

De acordo coma a associação, “nos últimos dias, a Amab tem recebido pedido de auxílio de diversos magistrados  |  Divulgação / Amab

Publicado em 28/07/2023, às 10h25   Divulgação / Amab   Cadastrado por Edvaldo Sales

Em nota publicada nesta sexta-feira (28), a Associação dos Magistrados da Bahia (Amab) pediu que haja intervenções nas ações judiciais movidas por advogados contra integrantes da magistratura.

De acordo coma a associação, “nos últimos dias, a Amab tem recebido pedido de auxílio de diversos magistrados que têm sido alvo de representações por advogados e advogadas por um suposto excesso de prazo, com pedidos não de movimentação do processo, mas, sim, de aplicação de penalidades disciplinares aos integrantes da magistratura”.

A Amab afirmou ainda que os casos têm gerado “preocupação” na diretoria. Além disso, a entidade pontuou que as representações não levam em consideração a situação do Poder Judiciário, e principalmente, as melhorias que vêm sendo observadas nos últimos meses, como a nomeação de mais juízes por parte do Tribunal de Justiça do Estado da Bahia (TJ-BA).

A associação tem pedido intervenção em todos os procedimentos impetrados pela advocacia contra a magistratura. Os indicativos são de que ações dessa natureza acabam por utilizar as Corregedorias do TJBA para finalidades políticas internas da OAB”.

A nota ressalta também que, “nas representações, os membros da advocacia apresentam expediente contendo notícia de fato referente a processos que não tenham sofrido impulsionamento por mais de 100 dias – pouco mais de três meses”.

Aponta que suas representações estão amparadas no artigo 5º da Constituição de 1989 e no artigo 4º do Código de Processo Civil, em que se deve pugnar pela “boa aplicação das leis, pela rápida administração da justiça e pelo aperfeiçoamento da cultura e das instituições jurídicas”.

Ainda conforme a Amab, na gestão do Desembargador Nilson Castelo Branco, ações têm sido realizadas para melhorar a prestação do serviço ao cidadão baiano, mesmo com tantas complexidades observadas como as dimensões do Estado e o orçamento do TJ-BA.

Classificação Indicativa: Livre


Tags TJ-BA advogados amab magistrados Associação dos Magistrados da Bahia Tribunal de Justiça do Estado da Bahia

Leia também


Ministra do STJ suspende decisão que impedia contratação de entidade para administrar Hospital Espanhol


Desembargadores baianos estão entre os favoritos para assumir vagas no STJ; saiba quais


Para indenizar famílias de Marielle Franco e Anderson, terreno de Ronnie Lessa vai a leilão